sábado, 27/04/2024
InícioMundoIraque pode ter guerra civil, diz general dos EUA

Iraque pode ter guerra civil, diz general dos EUA

O mais importante comandante militar norte-americano no Oriente Médio, general John Abizaid, afirmou que o Iraque pode ter uma guerra civil se a atual onda de violência não for contida. “A violência sectária é, provavelmente, a maior que eu já vi”, disse Abizaid à uma comissão do Senado dos Estados Unidos.

Abizaid estava sendo questionado por senadores americanos sobre o diagnóstico feito pelo diplomata britânico William Patey, que deixou na semana passada o posto de Embaixador em Bagdá.

Patey sugere, em documentos confidenciais obtidos pela BBC, que uma guerra civil é o cenário mais provável no Iraque no médio prazo.

O correspondente da BBC em Washington informa que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, estava sentado ao lado de Abizaid durante seu depoimento ao Senado.

Rumsfeld tem negado alegações de que o Iraque está próximo de uma guerra civil.

No documento divulgado nesta quinta-feira, o diplomata britânico ressalva que a situação não está totalmente fora do controle, mas que permanecerá “confusa e difícil” nos próximos cinco a dez anos.

“A perspectiva de uma guerra civil de baixa intensidade e uma divisão ‘de fato’ do Iraque é mais provável que uma transição bem sucedida e substancial para a democracia neste momento”, escreveu Patey.

Nesta quinta-feira, uma bomba explodiu na capital do Iraque, Bagdá, matando pelo menos dez pessoas e ferindo cerca de 30 nas proximidades de uma movimentada área comercial.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

13 + onze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes