segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoJuiz expulsa Saddam do tribunal e advogados boicotam julgamento

Juiz expulsa Saddam do tribunal e advogados boicotam julgamento

Mohamad Majid Khalifa, novo presidente do Tribunal Penal Supremo do Iraque, que julga Saddam Hussein e a seis de seus antigos assessores por genocídio contra os curdos, expulsou Nesta quarta-feira o ex-ditador da sala da corte, após uma discussão.

Segundo fontes judiciais, o ex-presidente do Iraque protestou contra a destituição chefe da corte, o xiita Abdala al-Amiri, e a nomeação de Khalifa. Os advogados de defesa anunciaram também que boicotariam a sessão desta quarta-feira em protesto contra a destituição de Amiri, acrescentaram as fontes. Os sete processados são acusados de genocídio e de crimes de guerra e contra a humanidade no caso al-Anfal. Na operação, durante os últimos dois anos da guerra entre Iraque e o Irã (1980-88), o Exército realizou ataques maciços contra os curdos do norte do país e causou a morte ou o desaparecimento de mais de 180 mil pessoas, segundo o procurador-geral. O governo iraquiano anunciou na terça-feira a destituição do juiz Abdala al-Amiri “em resposta a um pedido da Corte Suprema de Justiça”, sem anunciar os motivos da decisão.

A destituição do juiz, que abriu o julgamento em 22 de agosto, aconteceu após uma onda de criticas que começaram quando ele afirmou, numa das sessões do julgamento, que Saddam “não era um ditador”.

AE

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes