domingo, 28/04/2024
InícioCidadeJuiz nega liminar e reafirma que retorno das feiras livres e comércio...

Juiz nega liminar e reafirma que retorno das feiras livres e comércio ambulante é decisão exclusiva do Executivo Municipal

O pedido para retorno das atividades foi realizado pela Associação de Feirantes e Ambulantes de Cuiabá e Várzea Grande (ASSOF/CBA/VG)

A Justiça  decidiu pela autonomia do Executivo Municipal quanto ao funcionamento das feiras livres e comércio ambulante no município de Cuiabá. O pedido, em caráter liminar, feito para o retorno das atividades pela Associação de Feirantes e Ambulantes de Cuiabá e Várzea Grande (ASSOF/CBA/VG), foi negado. 

De acordo com juiz Murilo Moura Mesquita, a Prefeitura de Cuiabá tem total autonomia para decidir sobre as políticas públicas que serão adotadas no Município neste momento de combate ao novo Coronavírus. A decisão de Mesquita tem como base argumentativa o entendimento do Ministro Dias Tófolli, presidente do Supremo Tribunal Federal, que evidencia a gravidade da situação de pandemia e também posiciona qual a função do Poder Judiciário neste momento.

“Assim, não cabe ao Poder Judiciário decidir quem deve ou não pagar impostos, ou mesmo quais políticas públicas devem ser adotadas, substituindo-se aos gestores responsáveis pela condução dos destinos do Estado, neste momento. Apenas eventuais ilegalidades devem ou violações à ordem constitucional vigente devem merecer sanção judicial, mas jamais – repita-se – promover-se a mudança das políticas adotadas, por ordem de quem não foi eleito para tanto e não integra o Poder Executivo, responsável pelo planejamento e execução dessas medidas”, diz Tófolli em trecho citado por Mesquita. 

A proibição da realização de feiras livres e comércio ambulante em Cuiabá foi definida em decreto Municipal nº7.849 de 2020, com objetivo de evitar aglomerações, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde para o isolamento social e com isso, diminuir a probabilidade de alta propagação do vírus na Capital. 

“Entendo a situação das famílias que dependem de seu trabalho, da realização das feiras e das vendas do comércio em Cuiabá para garantir seu sustento, mas como gestor nesse momento de pandemia tenho que tomar medidas duras para proteger a vida da nossa população. Tenho me baseado na ciência e estudos técnicos para tomar as decisões sobre o funcionamento econômico da nossa Capital. Estou constantemente em reunião com minha equipe, buscando incansavelmente estratégias para que mesmo neste momento difícil, Cuiabá continue avançando de forma segura”, explicou o prefeito de Cuiabá. 

No último dia 20 de abril, a Prefeitura de Cuiabá publicou decretos Municipais que regulamentam a retomada gradativa do funcionamento das atividades econômicas na Capital. Todas as decisões são avaliadas pelo Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus e seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes