sexta-feira, 07/06/2024
InícioPolíticaJúlio Campos defende que Dilma tome providências sobre venda de terras indígenas...

Júlio Campos defende que Dilma tome providências sobre venda de terras indígenas no Pará

Em defesa da soberania nacional e da segurança nacional o deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) defendeu que a presidente da República Dilma Rousseff acione a Funai para que ela ofereça denúncias ao Ministério Público Federal sobre a venda de terras indígenas da região Amazônica, no estado do Pará a empresários estrangeiros.

“Isto é inadmissível que esteja acontecendo, e ainda existem mais 30 casos como esses, as devidas providências tem que ser urgentemente tomadas”, avalia o parlamentar.

A informação referente as vendas foi divulgada pela “Agência Estado” no dia 12 de março.

De acordo com o parlamentar, é preciso tomar uma medida enérgica para conter a cooptação de indígenas por esses empresários que desrespeitam a soberania nacional.

Segundo o democrata, a segurança nacional é um dos fatores inerentes a composição de Estado Nacional, e se não houver segurança total não existe Estado Nacional.

Ainda com base na Constituição o art. 231 § 4º ele argumenta que embora os índios tenham a posse permanente e mantenham o usufruto exclusivo das riquezas do solo, rios e lagos em suas terras, elas são de patrimônio da União e como um bem público de uso dos índios torna-se inalienável e que não podem ser objeto de utilização de outros senão dos indígenas para habitação, desenvolvimento de atividades produtivas, imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

Outro fator mais grave ainda abordado por Júlio é o de que conforme reza o Estatuto do Índio, da Lei nº 6.001/73, art. 7.º, §8.º, que “são considerados nulos os atos praticados entre índios não integrados e qualquer pessoa estranha à comunidade indígena quando não tenha havido assistência do órgão tutelar competente".

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito − seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes