quarta-feira, 15/05/2024
InícioMundoLech Walesa deixa o movimento sindical Solidariedade

Lech Walesa deixa o movimento sindical Solidariedade

Walesa, de 62 anos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, disse ter saído do movimento depois que seus membros ignoraram sua oposição ao apoio ao Partido da Lei e Justiça durante a última campanha eleitoral. Os líderes deste partido, os gêmeos Lech e Jaroslaw Kaczynski, são presidente e primeiro-ministro do país, respectivamente.

“Quando meus argumentos pararam de chegar até eles (a diretoria do Solidariedade), dei instruções para finalizarem minha afiliação”, disse Walesa. “Já não pago mais a contribuição”, afirmou. Os gêmeos Kaczynski eram conselheiros de Walesa e ativistas do Solidariedade, mas o abandonaram quando ele foi presidente da Polônia (1990-95).

Walesa fundou o Solidariedade em 1980 num estaleiro em Gdansk. Sob o comunismo, o sindicato se converteu em um movimento social formado por trabalhadores e intelectuais de oposição ao regime. O movimento sobreviveu e em 1989 foi peça-chave na queda do comunismo. Desde então, cumpre a função de qualquer outra agremiação. Embora tenha perdido muito de sua influência, é o segundo maior sindicato da Polônia.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 + 19 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes