domingo, 28/04/2024
InícioPolíticaLuiz Marinho pede contratação de médicos para Várzea Grande

Luiz Marinho pede contratação de médicos para Várzea Grande

O deputado estadual Luiz Marinho (PTB), manifestou através de indicação ao governador do Estado preocupação com a baixa proporção de médicos nas cidades do interior. Considera a situação do município vizinho de Várzea Grande crítica, levando-se em consideração a proporção entre o número de habitantes e de profissionais de medicina.
 “Marinho busca sensibilizar ainda o Secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande para a necessidade da contratação de mais médicos no Posto de Saúde do bairro Jardim Paula II e na Policlínica do bairro Parque do Lago. A comunidade sofre a conseqüência da falta de profissionais e ficam privadas do atendimento”, afirma.
De acordo com estudo divulgado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Mato Grosso figura entre os estados com falta de médicos nas cidades do interior.” Tem  a pior média  do Centro Oeste e isto nos preocupa”, afirma o parlamentar.No Brasil a média considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até um médico  para cada mil habitantes.
Até o ano passado eram 3.146 médicos com inscrição primária no CRM em Mato Grosso, 1.597 trabalham na capital, 50% dos profissionais, enquanto que no interior, em 140 municípios, são  1.404 médicos, 44%. Parte desses médicos, inscritos  em Várzea Grande atendem em Cuiabá. Na prática esse índice de 50% concentrado na capital cairia para um índice mais baixo.

Mesmo sendo um pouco diferente do CFM devido ao número de inscritos deste ano, CRM aponta 3.334 médicos ativos em Mato Grosso, sendo 1.674 em Cuiabá e Várzea Grande. No interior são 1.660 médicos ativos.

De acordo com dados divulgados pelo  CRM, o interior aponta a mesma tendência nacional e alguns municípios têm em média um médico para 1.500 habitantes, abaixo do ideal. Com uma população de 782.665 habitantes, as cidades de Várzea Grande e Cuiabá somada têm uma média de um médico para cada 467 habitantes.
 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

13 + 8 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes