domingo, 28/04/2024
InícioBrasilLula se impôs sobre militares em negociação aérea, diz "El País"

Lula se impôs sobre militares em negociação aérea, diz “El País”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu “se impor sobre os militares” ao negociar com os controladores de vôo para encerrar a greve no setor aéreo, diz matéria na edição desta segunda-feira do jornal espanhol “El País”.

Como outros jornais estrangeiros, o diário destacou a decisão de Lula, que tem as prerrogativas de líder máximo das Forças Armadas, de desmilitarizar o controle dos vôos no país.

“Lula quis se impor sobre as autoridades militares da Força Aérea sabendo que seu veto seria criticado e obedecido a contragosto, para evitar que o país entrasse em um caos maior, e que se generalizasse na sociedade o mal-estar dos passageiros nos aeroportos”, escreve o correspondente do jornal no Rio de Janeiro.

A matéria sublinha que os controladores de vôo também saíram ganhando na barganha, porque serão transferidos para a esfera civil, e que os militares “obedeceram às ordens do presidente Lula, mas quiseram fazer constar” sua preferência pela opção de encarcerar os controladores em greve.

Ecos de 1964

O argentino “Clarín” destacou em sua reportagem sobre o tema que oficiais “fortemente contrariados” saíram à imprensa brasileira comparando o conflito atual com os momentos que precederam o golpe de Estado de 1964.

Mas o jornal lembrou que Lula é “comandante supremo das Forças Armadas”.

Em uma entrevista separada para o jornal, o professor Eurico de Lima Figueiredo, “um dos mais reconhecidos especialistas brasileiros em temas militares”, diz que “não existe a mínima condição” de haver insubordinação como em 1964.

O jornal afirmou que no Brasil, como na Argentina –onde há poucas semanas o presidente Kirchner transferiu para os civis a responsabilidade de controlar os vôos- o modelo centralizado nos militares “está esgotado”.

Crise

O argentino “La Nación” afirmou que Lula, por outro lado, aceitou cancelar todas as transferências de operadores para outras cidades feitas nos últimos seis meses, “uma maneira de retaliar os grevistas”.

A matéria afirma que a greve dos controladores foi “o ponto culminante da grave crise da aviação” que o Brasil sofre desde o acidente envolvendo um avião da Gol e um jato de pequeno porte da Legacy, em setembro do ano passado.

Todas as matérias observam que a decisão de Lula torna mais próximo o fim do conflito, e que a situação nos 67 aeroportos brasileiros já se normaliza.

FO

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

nove + 10 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes