domingo, 28/04/2024
InícioEconomiaLula tentará fechar acordo de biodiesel com italianos

Lula tentará fechar acordo de biodiesel com italianos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o interesse do Brasil em se transformar na “Arábia Saudita” do biocombustível, em entrevista publicada esta semana pela revista italiana Panorama .

Às vésperas da visita de dois dias do primeiro-ministro italiano Romano Prodi ao Brasil, que começa amanhã, o presidente prepara o terreno para discutir um possível intercâmbio entre a ENI – maior grupo italiano do setor de energia – e a Petrobras.

O acordo resultaria na aplicação de projetos de exploração de biodiesel na África.

“Eu acho que o biodiesel pode avantajar também os países mais pobres do planeta, da América Central e Latina à África. Imagine que a Itália possa financiar um projeto desse tipo em um país africano e, depois, readquirir o combustível produzido, gerando novos postos de trabalho, salários e, portanto, uma melhoria na qualidade de vida”, disse Lula à revista.

O possível acordo foi mencionado pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Massimo D’Alema, em mesa-redonda promovida na semana passada com empresários e políticos da Itália. Os países africanos interessados na iniciativa seriam Angola e Moçambique.

Lula também comentou o interesse brasileiro em ampliar para US$ 10 milhões o intercâmbio comercial com a Itália, hoje em US$ 6,5 milhões. “Por isso é relevante que Prodi venha aqui com uma significativa delegação de empresários. Mas quero ir além e reforçar também as relações culturais e a cooperação científica.”

Lula falou ainda de seu relacionamento com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele negou que o colega seja um aliado incômodo, confirmou os interesses econômicos no país vizinho e elogiou o fato de Chávez vender gasolina mais barata a países pobres. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 − 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes