domingo, 28/04/2024
InícioCidadeMaggi embarca para Washington neste sábado em sua última viagem internacional do...

Maggi embarca para Washington neste sábado em sua última viagem internacional do ano

O governador de Mato Grosso Blairo Maggi embarca neste sábado (29.11) para as cidades de Washington e Chicago (EUA), onde participa entre os dias 01 e 07 de dezembro de eventos internacionais sobre meio ambiente e agronegócio. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 09 de dezembro.

A agenda da viagem foi divulgada à imprensa, nesta quinta-feira (27.11), no Palácio Paiaguás, pelo chefe de gabinete do governador, Alexander Maia.

Essa será a última viagem internacional de 2008 do chefe do Poder Executivo e já estava programada desde o mês de março. Este ano foram três participações em eventos nos Estados Unidos.

A comitiva, liderada pelo governador Blairo Maggi, participará de encontros com líderes políticos, ambientalistas e empresários americanos. O governador também falará dos reflexos que a crise financeira mundial teve sobre o agronegócio brasileiro. A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e primeira-dama, Terezinha Maggi, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado e Ricardo Arioli da Aprosoja acompanham o governador na viagem.

O primeiro compromisso será na segunda-feira (01.12), na Universidade de Georgetown, onde Maggi fará uma apresentação para estudantes e professores da instituição. Georgetown é uma das instituições de ensino mais respeitadas dos Estados Unidos e a mais conhecida universidade da capital americana.

O governador terá um encontro com o diretor do Centro de Estudos da América Latina de Georgetown, Arturo Valenzuela, ex-assessor de segurança nacional e ex-sub-secretário de Estado na administração do presidente Bill Clinton. Ele também se encontrará com o diretor do Centro de Estudos Brasileiros da universidade, o historiador e brasilianista Bryan McCan. O governador fará uma apresentação sobre o desafio de aumentar a produção agrícola e preservar o meio ambiente.

No dia 02 de dezembro, Blairo Maggi participará de um painel ao lado do diretor do Instituto Cato, Jerry Taylor, e do ecologista Roger Sedjo, da ONG Resources for the Future (RFF). Washington tem uma variedade de centros de estudo independentes, conhecidos como think-thanks. Um dos mais reconhecidos, pelos seus estudos e pela qualidade do corpo de profissionais, é o Cato Institute. A instituição desenvolve pesquisas nas mais importantes áreas de política pública, inclusive energia e meio ambiente. O tema da apresentação será sobre o futuro da Amazônia, com especial destaque para o funcionamento do mercado de crédito de carbono.

No dia 4 de dezembro, Maggi voltará a falar sobre as práticas de Mato Grosso para aliar aumento da produtividade e sustentabilidade ambiental. Estarão presentes na mesa de debates o biológo Thomas Lovejoy, um dos maiores especialistas na região amazônica
dos Estados Unidos. Ele participará de dois eventos promovidos pelo Woodrow Wilson Institute. Os fóruns promovidos pela instituição atraem uma série de formuladores de políticas públicas do governo americano e das instituições multilaterais de Washington, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Em junho deste ano, o governador teve a oportunidade de se apresentar no Woodrow Wilson e falar sobre agricultura e sustentabilidade.

No dia 5 de dezembro, ainda no Woodrow Wilson Center, o governador Blairo Maggi vai participar do encontro sobre as perspectivas das relações entre Brasil e Estados Unidos sob a nova administração de Barack Obama.

Maggi falará sobre as perspectivas no campo do agronegócio. Participam do evento o embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, o embaixador brasileiro em Washington, Antonio Patriota, o ministro da Defesa, Nelson Jobim e o sub-secretário de Estado, Thomas Shannon, entre outras autoridades.

O Woodrow Wilson International Center é a principal instituição entre o mundo acadêmico e o mundo das políticas públicas. Criado em 1968 pelo Congresso dos Estados Unidos, atrai anualmente centenas de acadêmicos de todo o mundo para Washington. Outra função da instituição é promover encontros e debates sobre os principais temas mundiais. Em junho deste ano, o governador teve a oportunidade de se apresentar no Woodrow Wilson e falar sobre agricultura e sustentabilidade.

No dia 07 de dezembro a comitiva cumpre a última agenda oficial, em Chicago. O governador Blairo Maggi participa do AG Summit, evento promovido pela DTN, uma das maiores agências de informação agrícola do mundo. Maggi falará sobre o potencial agrícola do Brasil e as conseqüências da atual crise de crédito na agricultura brasileira.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes