quarta-feira, 15/05/2024
InícioCidadeMais de 20 mil crianças de até 3 anos estão sem creches...

Mais de 20 mil crianças de até 3 anos estão sem creches em Cuiabá

Cerca de 20 mil crianças, com idade entre zero a três anos, estão fora das creches em Cuiabá. De acordo com os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital mato-grossense tem pouco mais de 31 mil crianças nessa faixa etária, idade que é atendida pelas creches. No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), somadas as vagas de creches municipais, estaduais e particulares, o número de crianças atendidas em creches não chega a 10 mil.

Essa situação impacta diretamente no aprendizado quando elas ingressam na Educação Infantil, conforme relata a coordenadora da Escola Municipal Pedrosa de Moraes e Silva, Rosenilda Martins da Silva. “A criança que passa pela creche chega com muitos conceitos construídos. Ela passou pela mão de um profissional e já começou a desfraldar, está deixando a mamadeira, a chupeta. Já quando ela vem de casa, chega crua e o professor tem dificuldades. Boa parte do trabalho é perdido porque o professor precisa trabalhar esses conceitos, que já deveriam estar prontos”, observou.

Professora há 15 anos, Lurdes Rodrigues Leite conta que pelo menos metade do ano letivo é dedicado à conquistar a confiança dessas crianças que chegam à escola sem nenhuma noção de socialização. “Um dos principais objetivos da creche é socialização, então esse fator é que mais diferencia. A criança que passou pela creche chega sabendo que há horários para tudo, sabem que depois de algumas atividades a família vem buscá-la”, explica. Lurdes observa que geralmente as crianças que choram na chegada e querem voltar com as mães para casa são as que não passaram pela creche. “A criança perde, a turma perde e o professor perde”, lamenta.

A capital mato-grossense conta com duas creches estaduais, porém, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), cabe ao município manter e oferecer vagas em creches para as crianças da capital mato-grossense. Segundo a SME, a meta da prefeitura é entregar pelo menos 30 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) até 2016. Neste ano, quatro foram inaugurados e outros 24 estão em fase de construção. Cada CMEI tem capacidade para atender 240 crianças, sendo 140 dessas vagas disponibilizadas para creches, informou a assessoria da secretaria.

A Secretaria Municipal de Educação informou ainda que as matrículas para alunos novos na rede pública ensino começaram no dia 1º desse mês. Contudo, todas as vagas já foram preenchidas. Para 2015, cinco mil novas vagas foram disponibilizadas em toda a rede, incluindo os CMEIs inaugurados em 2014. O Plano Nacional de Educação, conforme a SME, prevê que os municípios brasileiros atendam até 2023 pelo menos 50% das crianças que já podem ser inseridas em uma creche.

Os pais que não conseguem vagas durante o período de matrículas são orientados a procurar à secretaria e entrar em uma fila de espera. Essa lista de espera é trabalhada durante todo o ano e, conforme as vagas surgem, os pais são avisados.

Nesta segunda-feira (15), as duas creches estaduais localizadas em Cuiabá deram início às matrículas online. Em quatro minutos, as 90 vagas foram totalmente preenchidas. De acordo com a Seduc, cerca de 700 pessoas chegaram a ficar logadas no site.

 

G1-MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 + dezoito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes