domingo, 28/04/2024
InícioMundoMais de 500 mil pessoas precisam ser retiradas de São Diego

Mais de 500 mil pessoas precisam ser retiradas de São Diego

Mais de 500 mil pessoas precisaram ser retiradas do condado de São Diego, cidade de fronteira com o México no sul de Los Angeles, devastada por violentos incêndios. Duas pessoas já morreram e pelo menos 41 ficaram feridas, dentre as quais 25 são bombeiros.

As autoridades já haviam pedido que outras 12 mil pessoas abandonassem suas casas, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

As imagens de casas e florestas queimadas nos últimos dias lembram o incêndio registrado nesta mesma região há quatro anos, o pior da história da Califórnia, que terminou com um saldo de 300 mil hectares queimados e 17 mortos.

O próprio prefeito de San Diego, Jerry Sanders, lembrou hoje daquela catástrofe, com o temor de que ela “possa inclusive ser superada caso o vento não diminua”.

Sanders disse que as chamas avançam sem controle, a uma velocidade de entre 10 e 15 km/h, e que não há como fazer a previsão do tempo.

Os ventos de mais de 80 km/h que castigam o sul da Califórnia são, junto com a seca, os principais responsáveis pela propagação dos incêndios.

“Temos diante de nós uma situação muito perigosa e, além disso, imprevisível”, afirmou hoje o presidente do Conselho Municipal de San Diego, Ron Roberts.

“Temos todos os ingredientes necessários para uma perfeita temporada de incêndios: as temperaturas mais altas, as paragens mais secas e os ventos mais poderosos”, disse.

Segundo dados oficiais, quase 1.300 residências já foram queimadas e outras 68 mil casas estão em perigo devido à proximidade das chamas.

As autoridades pediram aos que ainda estão em suas moradias que reduzam ao máximo o consumo de energia elétrica com o objetivo de evitar um colapso na rede, que já está danificada pelo fogo.

Existem hoje cerca de 16 focos de incêndio ativos e ainda não controlados, e quase 6 mil bombeiros trabalham no combate ao fogo, embora o número de agentes possa aumentar com a ajuda federal.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, convocou ontem cerca de 1.500 soldados da Guarda Nacional, entre eles 200 postados na fronteira com o México, para ajudar nas tarefas de evacuação.

As autoridades mantêm 20 abrigos em funcionamento ao longo da zona afetada, incluindo o estádio Qualcomm, em San Diego, onde 10 mil moradores da cidade estão alojados, em uma imagem que lembra a dos desabrigados pelo furacão Katrina.

O prefeito de San Diego pediu ajuda urgente para atender aos desabrigados, especialmente roupa, comida e água.

USeg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

vinte − 14 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes