domingo, 28/04/2024
InícioEconomiaMantega prevê crescimento do PIB em 4%

Mantega prevê crescimento do PIB em 4%

O Brasil já entrou na rota do crescimento sustentável na avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o qual prevê um aumento do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas pelo país) entre 4% e 4,5% neste ano e de até 5% em 2007.

“Diria que já entramos na rota do crescimento sustentável. Não há nenhuma razão para recuo desse crescimento, porque as condições são favoráveis”, afirmou, após reunião ministerial no Palácio do Planalto.

Ele destacou o fato de que a elevação do PIB, neste ano, vai ocorrer com inflação baixa e responsabilidade fiscal.

O ministro também ressaltou que o país atravessou com tranqüilidade a recente turbulência que afetou o mercado financeiro no exterior.

“É realmente uma inflação sob controle em um momento de turbulência econômica internacional – o que, para alguns países, significou o crescimento da inflação”, disse, chamando atenção ainda para a queda do endividamento externo durante o ano, o qual demonstra a solidez da economia brasileira.

Além disso, Mantega lembrou que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) reduziu de 15,75% ao ano para 15,25% a sua taxa básica de juros no final de maio, momento de maior nervosismo lá fora.

O ministro acrescentou também que em 2006 o crescimento do PIB deverá ser maior do que a inflação, o que é inédito.

A previsão do mercado financeiro para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – indicador oficial do governo, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 3,81% neste ano, segundo a pesquisa semanal feita pelo BC.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezessete − 6 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes