segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaMark Ruffalo critica Lula e fala de “falta de metas concretas”

Mark Ruffalo critica Lula e fala de “falta de metas concretas”

Ator discorreu sobre a Cúpula da Amazônia

Mark Ruffalo, o renomado ator de Hollywood, reconhecido por seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições de 2022, manifestou duras críticas ao presidente e às resoluções surgidas a partir da Cúpula da Amazônia. O icônico intérprete do Hulk nos filmes da Marvel enfatizou a ausência de “metas tangíveis” na luta contra o desmatamento na Amazônia.

“Senhor, você é um dos meus heróis, Lula, mas é angustiante perceber que a Declaração de Belém, resultante da Cúpula da Amazônia, carece de objetivos concretos para a preservação da floresta. A proteção da Amazônia é uma questão climática urgente – e não podemos desperdiçar tempo”, declarou Ruffalo por meio de suas redes sociais.

A Cúpula da Amazônia, que teve início na terça-feira passada (8), reuniu as nações que compartilham a Floresta Amazônica – Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil. O evento inaugural foi marcado pela apresentação da Declaração de Belém, protocolo que delineou metas para os países signatários. No entanto, o documento não fixou a meta de erradicação do desmatamento, nem abordou a cessação da exploração petrolífera na região.

Ruffalo utilizou as ações do presidente colombiano, Gustavo Petro, como ponto de referência:

“A Colômbia, sob a liderança de Petro, emerge como a primeira nação amazônica a adotar as recomendações científicas: estabelecer a meta de proteger 80% da floresta até 2025 e pleitear a interrupção da extração de petróleo na Amazônia”, ressaltou o ator.

Em relação a essa abordagem, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esclareceu:

“A postura da Colômbia não se opõe à nossa, não há discrepâncias entre as posições, mas cada país deve trilhar o caminho da descarbonização de acordo com suas possibilidades”.

Em suas publicações do dia, Ruffalo instou Lula a apresentar as demandas pela proteção da Amazônia durante a Assembleia Geral da ONU, agendada para 15 de setembro, e exortou o presidente a agir com coragem:

“Milhões de anos de uma evolução preciosa nos trouxeram a este momento crucial, em que, semanas antes da Assembleia Geral, o senhor [Lula] tem a oportunidade de moldar nosso destino. Seja ousado. Estamos ao seu lado – e estamos atentos. Vamos fazer isso”, conclamou o ator.

Com informações do Pleno News.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

17 − oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes