segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaMato Grosso deve aderir Plano de Combate ao Tráfico de Pessoas

Mato Grosso deve aderir Plano de Combate ao Tráfico de Pessoas

O tráfico de pessoas é considerado uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo (movimenta e US 31,6 bilhões por ano), com um impacto econômico comparável ao tráfico de drogas e de armas.

Só no Brasil, de acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), existem 241 rotas de
tráfico. Diante deste grave problema, o deputado estadual Mauro Savi (PR) sugeriu ao Executivo Estadual a adesão do estado de Mato Grosso ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP).

A preocupação do deputado Mauro Savi é intensificada pelo fato de Mato Grosso ser um dos campeões do ranking do tráfico de pessoas e há 10 anos manter a vice-liderança no que diz respeito ao trabalho escravo, exploração
sexual de mulheres e crianças.

“E sabemos que aliado ao tráfico de pessoas
existe também o tráfico de órgãos, que também precisa ser combatido de forma urgente”, lembrou o parlamentar.

Instituído pelo Decreto Presidencial n.º 6347/2008, o PNETP tem como objetivo prevenir e reprimir o tráfico de pessoas, responsabilizar os seus autores e garantir a atenção às vítimas. O principal desafio do plano é a estruturação de um sistema nacional de enfrentamento ao tráfico, em parceria com governos estaduais e entidades da sociedade civil.

Para isso a campanha está sendo reforçada pelos Núcleos de Enfrentamento e Postos Avançados, estabelecidos por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ). Atualmente, estão funcionando os Núcleos de
Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Acre, bem como o posto avançado de Belém. Também está em andamento a implantação de núcleos na Bahia e no Ceará.

A campanha tem como uma das principais ações imediatas a divulgação de materiais informativos e de alerta de forma ostensiva em locais de grande circulação, a exemplo de aeroportos, rodoviárias e shoppings centers. A estratégia consiste em chamar a atenção das pessoas para o problema. “Mato Grosso também deve fazer parte deste processo de conscientização firmando o
respectivo convênio com os órgãos responsáveis pelo PNETP para que possamos quebrar o paradigma do silêncio e envolver nosso Estado neste árduo
combate”, ressaltou Mauro Savi.

O PNETP entrou em vigor em janeiro de 2008. O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) é o órgão que coordena a implementação das ações definidas no Plano.

Além dessa indicação, posteriormente, em outra indicação, o parlamentar ressaltou a necessidade de ações rotineiras e efetivas no combate a
exploração sexual de mulheres e crianças, bem como a intensa repressão ao Turismo Sexual no Estado de Mato Grosso e reiterou a urgência adesão de Mato Grosso ao PNETP.

Marcia Raquel

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

15 − 12 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes