quarta-feira, 15/05/2024
InícioCurtasMato Grosso é 1º Estado a utilizar nova norma da ABNT para...

Mato Grosso é 1º Estado a utilizar nova norma da ABNT para demonstrar neutralidade de carbono

Mato Grosso será o primeiro Estado a utilizar a nova Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060, lançada durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-27, no Egito. A nova norma irá subsidiar o Programa Carbono Neutro MT, que prevê medidas para neutralizar as emissões de carbono até 2035.

O lançamento foi no dia 16 de novembro, no estande Amazônia Legal, pelo governador Mauro Mendes, secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Mauren Lazzaretti, e o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario William Esper.

“Este é mais um passo importante para que possamos avançar na pauta do mercado de crédito de carbono, que está saindo do campo da discussão e passando ao plano prático. Mato Grosso está sendo ousado e pioneiro, ao aderir a esta norma, especialmente porque é um dos estados com os maiores ativos ambientais do país”, destacou o governador.

O documento traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade, que busque demonstrar neutralidade de carbono, por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). 

“A construção desta prática recomendada foi um trabalho técnico conjunto muito importante para Mato Grosso e para o Brasil. Isso possibilitará que os selos, emitidos por Mato Grosso, tenham reconhecimento nacional e internacional, mostrando assim que as nossas empresas neutralizam a emissão de carbono e promovem uma produção sustentável. É um selo de qualidade da ABNT apontando que, se forem seguidas as práticas recomendadas, realmente estamos contribuindo para diminuir as mudanças climáticas do mundo”, conta Lazzaretti.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

8 − oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes