terça-feira, 14/05/2024
InícioPolíticaMato Grosso poderá ter viaturas com câmeras de vídeo

Mato Grosso poderá ter viaturas com câmeras de vídeo

Um dos grandes problemas enfrentados pelos países que sediam as competições da Copa do Mundo é garantir a segurança dos visitantes e dos times que participam dos jogos mundiais. Com a Copa de 2014, a qual Cuiabá será uma das sub-sedes, as preocupações não são diferentes. Por esse motivo o deputado Benedito Pinto (PMDB) indicou a implantação de câmeras de vídeo nas viaturas policiais de todo estado.
Segundo o parlamentar o objetivo é que os equipamentos registrem as ações policiais no combate ao crime. “Temos que oferecer segurança efetiva, com monitoramento 24 horas dos veículos. Isso irá garantir mais transparência tanto para agentes como para a sociedade. Evitando, inclusive a abertura de processos judiciais”, defende.

Vale lembrar que Mato Grosso está na lista das capitais mais violentas do País. Segundos estudos do Núcleo de Violência da Universidade Federal de Mato Grosso, a média é de 42 homicídios a cada 100 mil habitantes. Índice alto comparado ao estado de São Paulo, que já instalou os equipamentos nas viaturas. Em 2008, Cuiabá figurou como a décima cidade mais violenta do País, de acordo com dados do Ministério da Justiça. No ano passado, conforme dados da Polícia Civil do Estado, somente na Capital do Estado,foram registrados 205 assassinatos.

“Este tipo de recurso, de tecnologia de ponta, também foi adotado nos Estados Unidos, onde o trabalho policial conquistou excelentes resultados. Temos que usar os bons exemplos para combater o crime em Mato Grosso”, esclarece Benedito Pinto.

O sistema instalado nos veículos permite a captura de sons e imagens que são transmitidos criptografados para uma central ou centros de operação da polícia.

“As câmeras vão coibir a corrupção dos agentes, pois toda a ação será gravada e, consequentemente, reduz o número de processos administrativos. Além das filmagens poderem ser usadas como prova contra os policiais ou acusados de crimes”, pontua Pinto.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes