quarta-feira, 15/05/2024
InícioCidadeMato Grosso realiza primeiro curso de cinotecnia no Sistema Penitenciário

Mato Grosso realiza primeiro curso de cinotecnia no Sistema Penitenciário

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos iniciou nesta semana o primeiro curso de cinotecnia do Sistema Penitenciário do país. Participam da qualificação 32 profissionais entre agentes penitenciários de Mato Grosso e das forças coirmãs – Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Várzea Grande e representante do Rio Grande do Norte. 

O curso é organizado pela Escola Penitenciária e terá a duração de duas semanas, com aulas téoricas e práticas no canil da Penitenciária Central do Estado e no Batalhão de Operações Especiais da PM. Entre os assuntos abordados no curso estão desenvolvimento de técnicas de condução e adestramento de cães, simulações de operações e busca a drogas, além de instruções sobre legislação, anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia canina.

O objetivo da qualificação é proporcionar a formação em cinotecnia aos agentes que ainda não possuem o curso e aprimorar aqueles que já trabalham com a atividade. "O emprego de cães no Sistema Penitenciário conduzidos por profissionais com prática e conhecimento tem um resultado bastante satisfatório nas atividades de segurança, revista e segurança das unidades prisionais", observou o secretário de Justiça, Airton Siqueira Junior. 

O curso tem instrutores voluntários entre médicos veterinários, educador físico e profissionais do Bope e do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas. Um dos instrutores em cinotecnia é o agente Jesiel Marques, que tem vasta experiência na área e é responsável pelo canil da Penitenciária Central. A qualificação segue até o dia 29 de setembro. 

O Sistema Penitenciário possui canis em três unidades: PCE, em Cuiabá; Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis e cadeia pública de Barra do Garças.

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

15 + 18 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes