segunda-feira, 13/05/2024
InícioPolíticaMauro Savi apresenta projeto Outubro Rosa

Mauro Savi apresenta projeto Outubro Rosa

Com o intuito de promover em Mato Grosso um movimento que busque esclarecer e conscientizar a sociedade, principalmente o público feminino, sobre a gravidade do câncer de mama, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi, apresentou um projeto de resolução que autoriza a Casa a participar das ações do “Outubro Rosa, via Sala da Mulher.
A campanha “Outubro Rosa” busca mobilizar organizações, órgãos públicos, empresas e a sociedade do mundo todo para a prevenção ao câncer de mama. E o mês 10 do calendário anual foi designado mundialmente para intensificar a luta contra essa a doença, que provoca milhares de morte em todo o mundo.

Surgido há mais de dez anos na Califórnia, o movimento já chegou a vários outros países e tem a intenção de conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença e a necessidade da mulher conhecer seu próprio corpo.

A falta de informação somadas ao fato de não fazerem o exame clínico e o desconhecimento do autoexame são apontados como os principais problemas do tardio diagnóstico da doença.

Em todo o mundo, diversas atividades são realizadas durante o mês de outubro sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença. Aqui no Brasil, várias ações estão sendo desenvolvidas para que a população tome conhecimento do movimento, como a iluminação dos principais pontos turísticos das capitais de cor de rosa.

Para o deputado, qualquer movimento que se engaje nesta luta cruel contra o câncer de mama será bem vindo, lembrando que qualquer entidade ou pessoa pode aderir ao movimento, basta promover este mês ações que marquem outubro como o mês de luta contra o câncer de mama. “Temos que massificar a informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama do autoexame, advertindo que quanto antes melhor”, lembrou o deputado.

É SEU DIREITO – Um benefício concedido pela Lei Federal Nº 11.664/2008 e que muitos desconhecem é o direito de fazer a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei garante o direito a todas cidadãs brasileiras com 40 anos ou mais a fazer o exame mamográfico, periodicamente, pelo SUS.

Em sua justificativa o presidente Mauro Savi defendeu a ampla divulgação do projeto. “Entendo que a saúde da mulher é prioridade e é preciso que haja essa consecientização sobre a importância da mamografia a partir dos 40 anos”, comentou ressaltando que “precisamos alertar aquelas que não fazem seus exames periodicamente sobre o quanto é fundamental prevenir-se”.

O projeto de resolução define que a Sala da Mulher da Assembléia Legislativa será responsável pelas informações, ações e divulgações que deverão ocorrer, anualmente, durante o mês de Outubro como: palestras com profissionais da área da saúde, a distribuição de materiais informativos, a organização de oficinas sobre os cuidados com a saúde da mama e a realização de ações de sensibilização pública.

Outra forma de divulgar o movimento é a distribuição de rosas e/ou laços cor-de-rosa as mulheres que visitarem, neste período, a Assembleia Legislativa, a colocação de banners nas fachadas dos órgãos públicos, a iluminação externa em tons cor-de-rosa dos prédios, praças, monumentos, lojas e a ampla divulgação das ações através da mídia.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes