domingo, 28/04/2024
InícioBrasilMedicamentos perdem a validade e deixam de atender a quem precisa

Medicamentos perdem a validade e deixam de atender a quem precisa

Em muitos casos do cotidiano, o governo brasileiro poderia ajudar a reduzir os graves problemas que atingem a população, se utilizasse alternativas de maneira mais inteligente, realizasse fiscalização mais rigorosa e promovesse campanhas de conscientização.

Infelizmente, milhões de reais são desperdiçados pela falta de um acompanhamento contínuo e pelo descaso das autoridades competentes. Essas situações fazem com que a nação assuma uma característica bastante negativa: a de país dos grandes equívocos.

A fome, que povoa a vida de quase 14 milhões de brasileiros, poderia ser amenizada se tantos alimentos deixassem de ser mal aproveitados. Estima-se que o País jogue no lixo cerca de 40% da comida que produz.

Na saúde, outro descaso: um equipamento hospitalar que custou R$ 1 milhão aos cofres públicos, e poderia ajudar a salvar vidas, está encostado há dois anos. Isso sem contabili­zar os milhões gastos com medicamentos que perdem a validade e deixam de atender pacientes com Aids, hipertensão, diabetes, entre outras doenças.

A Lei 8.137, no seu artigo 7º, inciso IX, afirma que constitui crime contra as relações de consumo quem “entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo”. Isto é, caso uma pessoa forneça comida excedente ao semelhante, pode responder a um processo na esfera criminal, se o consumidor sofrer algum malefício vindo da quantidade ingerida. Pela lei, o distribuidor pegaria de dois a cinco anos de cadeia.

FU/Clayton Carvalho

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes