domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeMesmo com liminar Recém nascido teve que esperar operação cardíaca em UTIs...

Mesmo com liminar Recém nascido teve que esperar operação cardíaca em UTIs de MT

A cada minuto que passa, as chances de vida do recém nascido, João Gabriel Tauffer Silva, 25 dias, reduzem dramaticamente. Ele está internado na pediatria do Hospital Regional de Água Boa, 741 km de Cuiabá, com diagnóstico de cardiopatia grave e necessidade de uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), para que faça uma cirurgia cardiovascular. de urgência.

A família de João espera que o sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado faça a transferência desde sexta-feira (4/5), mas como o Executivo estadual não conseguiu a vaga, os pais da criança procuraram a Defensoria Pública de Mato Grosso e a defensora da área criminal, Gisele Chimatti Berna, entrou com ação na Justiça e conseguiu liminar para que o Estado providencie a vaga em 24h.

A liminar foi concedida na manhã deste domingo (6/5) pela juíza de Plantão, Luciene Roos, mas a defensora afirma que a demora no cumprimento da decisão pode ser fatal para o recém nascido. “Fizemos o atendimento da família na sexta-feira mesmo, quando tentamos de todas as formas a vaga administrativa, sem resultado positivo. Então decidimos entrar com uma ação ordinária, com obrigação de fazer, às 21h de ontem e hoje, às 8h, recebemos a decisão favorável. Porém, o caso é de extrema gravidade e não temos tempo”, afirma a defensora.

No pedido, Gisele assegura a necessidade de que o bebê seja transferido em uma aeronave, com condições de fazer qualquer atendimento médico, caso ele precise durante a transferência.

A mãe de João Gabriel, Cândida Tauffer, 30 anos, afirma que é Canarana e que voltou na pediatra de Água Boa para um retorno de rotina e que a pediatra achou estranho o cansaço e o jeito ofegante da criança respirar e já o encaminhou para internação. “No dia seguinte fizemos um ecocardiograma e foi diagnosticado a cardiopatia, ele tem três problemas nas veias do coração e o sopro no coração. Na internação ele já foi para o oxigênio para ter conforto respiratório e agora estamos aguardando a cirurgia, que precisa de urgência”, explica.

A mãe conta que é servidora pública e o marido autônomo. Eles têm um filho de 13 anos e afirma que durante o pré-natal da gestação, nenhum problema de saúde foi identificado na criança. Para entrar em contato com a família, o telefone é: (66) 99911 0799.

 

 

 

 

Márcia Oliveira

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − 7 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes