quinta-feira, 23/05/2024
InícioCidadeMinistério Público Federal solicita informações do andamento das obras da Copa

Ministério Público Federal solicita informações do andamento das obras da Copa

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou do governo Silval Barbosa (PMDB), informações dos andamentos de todas as obras de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo em junho. O objetivo do MPF, que também notificou outros 11 Estados que receberão os jogos do Mundial, é saber se as obras que estão dentro da matriz de responsabilidade FIFA, se ficarão prontas antes do evento esportivo. A decisão foi enviada na última quarta-feira (23).



O pedido é do coordenador do Grupo de Trabalho de Transportes da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (consumidor e ordem econômica), Thiago Lacerda Nobre. O objetivo é garantir a preservação do direito dos consumidores de serviços de transporte durante o período da Copa e prevenir eventuais transtornos causados em razão do aumento significativo de passageiros, notadamente estrangeiros. Também considerou a necessidade de monitorar as políticas públicas para garantir a implementação das medidas necessárias.



“Embora estejamos a menos de 50 dias do início do evento, uma série de obras relacionadas ainda não foram concluídas, como a ampliação do Terminal de Passageiros do Porto de Santos e ampliação dos aeroportos das cidades-sede”, disse Thiago Nobre.



Aos governos desses estados, o coordenador do GT requisita: planilha detalhada com a relação completa de obras, bem como o percentual de conclusão e de previsão de entrega, informações sobre as medidas adotadas em relação à fiscalização das obras e as medidas adotadas para permitir a adequada recepção do grande fluxo de turistas estrangeiros (pontos de informação turística, sinalização da cidade, etc).



O GT quer saber ainda se existe alguma orientação acerca da adequação de mobilidade urbana durante o período do evento, notadamente com relação à gestão do tráfego de veículos, circulação de pessoas e transporte coletivo com linhas especiais. O MPF acompanha os preparativos para a Copa desde 2009, quando foi criado o GT Copa do Mundo, no âmbito da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FolhadoEstado
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes