segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilMinistro da Agricultura vai aos EUA para tentar renegociar exportação de carne

Ministro da Agricultura vai aos EUA para tentar renegociar exportação de carne

Em viagem para os Estados Unidos, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, embarca neste domingo (16) para Washington em tentativa de retomar as exportações de carne para o país norte-americano.

Maggi tem um almoço de trabalho agendado para segunda-feira (17) com o secretário de Agricultura do governo de Donald Trump, Sonny Perdue. Acompanhado do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Silva, a agenda da comitiva inclui ainda, no mesmo dia pela manhã, reunião com o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, e o adido agrícola do Brasil nos Estados Unidos, Luiz Claudio de Caruso e Santana.

Já na terça-feira (18), pela manhã, o ministro irá se reunir com o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, antes de embarcar de volta, no fim da tarde. A chegada a Brasília está prevista para quarta-feira (19), no período matutino.

Suspensão

A visita aos EUA acontece depois que o governo americano suspendeu, no fim de junho, todas as importações de carne frescas vinda do Brasil. O motivo foi o escândalo que envolveu diversos frigoríficos nacionais em crimes deflagrados pela operação Carne Fraca da Polícia Federal.

Com isso, as autoridades sanitárias americanas bloqueou o envio da carne bovina brasileira, por preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado dos EUA. 

Foram 17 anos de negociações para que o Brasil conseguisse exportar carne fresca para os EUA, o que aconteceu apenas em setembro do ano passado. No total, 15 plantas frigoríficas exportavam carne in natura para o país norte-americano e acumularam, de janeiro a maio, US$ 49 milhões com esse comércio.

 

Vacinação contra febre aftosa

Para o ministério da Agricultura, as irregularidades retratadas pelo governo dos EUA são decorrentes da vacinação contra a febre aftosa, o que causaria inflamações. A aparência fica mesmo comprometida, de acordo com as autoridades brasileiras, mas o produto não oferece nenhum risco à saúde, garante o ministério.

O Brasil exporta para os Estados Unidos a parte dianteira inteira do boi, local onde o gado recebe a vacina contra a febre aftosa. Mesmo que não esteja aparente, alguma inflamação pode ser detectada quando a peça é cortada.

Para solucionar a questão, o Ministério da Agricultura determinou que os frigoríficos brasileiros passassem a exportar para os Estados Unidos carnes in natura de cortes dianteiros apenas na forma de recortes, cubos, iscas ou tiras, o que permitiria a retirada dessas partes.

Seis entidades do agronegócio propuseram outra solução: pediram ao governo federal, nesta semana, uma mudança na composição da vacina contra febre aftosa aplicada em todo rebanho bovino. A alteração seria necessária para evitar esses abscessos. O ministério já havia anunciado que investigaria os lotes de vacinas contra febre aftosa aplicadas nos animais.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze + onze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes