domingo, 28/04/2024
InícioPolíticaMovimentação financeira de 100 mil autoridades é monitorada

Movimentação financeira de 100 mil autoridades é monitorada

Com o objetivo de identificar e coibir movimentações financeiras eventualmente ligadas à corrupção, o Banco Central (BC) criou, recentemente, a regra para monitoramento de movimentação financeira de 100 mil autoridades, a qual já entrou em vigor.

A lista inclui os presidentes da República, da Câmara e do Senado; o procurador-geral da República, todos os parlamentares federais, ministros de Estado e seus assessores mais graduados, ministros dos tribunais superiores, governadores e prefeitos das capitais, além de cônjuges e parentes diretos.

– O objetivo não é perseguir pessoa alguma. Simplesmente, os bancos terão que acompanhar mais de perto um grupo específico e comunicar, como sempre, eventuais movimentações suspeitas – destaca o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues.

Pessoas que desempenharam tais funções nos últimos cinco anos poderão ter suas contas vigiadas. O mesmo acontece com autoridades estrangeiras que tenham contas em bancos brasileiros.
Saques ou depósitos fora do padrão da conta ou acima da capacidade econômico-financeira do titular serão comunicadas ao Coaf. Agora, com a nova regra estabelecida pelo BC (Circular 3.339), a abertura de contas de autoridades terá que passar pela autorização de um diretor ou vice-presidente do banco.

FU

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

doze + 19 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes