domingo, 28/04/2024
InícioCidadeMunicípios serão orientados sobre a prestação de contas de convênios e contratos

Municípios serão orientados sobre a prestação de contas de convênios e contratos

Workshop online vai acontecer de hoje até dia ao dia 21

A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste-Sudeco, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, realizará um Workshop online para os municípios por meio do programa itinerante, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM. O objetivo é capacitar as novas equipes técnicas do setor de convênio e contratos, bem como engenheiros das prefeituras. As atividades serão realizadas no período de 19 a 21 de maio, das 08h às 13h, através da plataforma da Sudeco.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, destaca a importância do Workshop para as prefeituras em relação a elaboração de planos de trabalho, quanto a execução e prestação de contas de contratos convênios firmados. “A participação dos técnicos é fundamental para que recebam orientações sobre a execução dos convênios, desde o lançamento até a prestação de contas.  Eles vão acompanhar a atualização do uso do sistema de convênios, por meio da Plataforma Mais Brasil”, assinalou.

O público alvo serão os técnicos das prefeituras, responsáveis pela operacionalização dos Sistemas de Convênios SICONV e SIGCON, como também os engenheiros que fiscalizam as obras executadas com recursos oriundos  de emendas parlamentares.

As obras executadas nos municípios, com recursos de emendas são viabilizadas por meio de convênios firmados entre as prefeituras e Sudeco.

O Workshop terá a participação dos municípios de Mato Grosso, divididos em três grupos. No primeiro dia (19), o evento abrange os técnicos que ainda não possuem familiaridade com o sistema de convênios. Já o segundo dia (20), os participantes serão mesclados entre servidores e público com maior experiência, com aqueles que ainda não dominam o sistema de convênios. E por fim, o último dia, (21), será voltado para técnicos que já possuem um conhecimento mais amplo sobre a ferramenta.

A expectativa é que o evento contemple maior número de engenheiros. O coordenador-geral de Programas e Desenvolvimento Regional da Sudeco, Raimundo da Costa Veloso Filho, explica que ao longo desses anos que há uma carência de conhecimento dos engenheiros sobre os parâmetros técnicos de projetos básicos exigidos pelos convênios. “Nesse sentido, vimos como necessária a participação desses profissionais e estamos satisfeitos com a ampla adesão da área nesse workshop”, observou.

Na avaliação do superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, a ação conjunta com a AMM é fundamental para a interlocução com as prefeituras, de forma a orientá-las sobre os caminhos formais de apoio federal à superação dos desafios locais. “A ferramenta de convênio é fundamental para que os municípios possam garantir a destinação de recursos federais voltados aos projetos de desenvolvimento territorial. Com a realização do Sudeco Itinerante em parceria com a entidade, iremos colocar a nossa equipe técnica de convênios à disposição, durante três dias, para auxiliar as prefeituras nesse processo”, concluiu. 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes