segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeMunicípios trabalham em planos de atendimento para enfrentar possíveis enchentes

Municípios trabalham em planos de atendimento para enfrentar possíveis enchentes

Municípios da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá estão trabalhando no planejamento e preparação para respostas a desastres decorrentes do aumento das precipitações hídricas. O objetivo é prevenir ou amenizar as consequências de possíveis ocorrências como inundações bruscas ou graduais, alagamentos, enchentes e outras situações.

A semana passada (18.12), representantes das prefeituras de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, do Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, da Superintendência de Defesa Civil (Sudec), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Guarda Municipal de Várzea Grande e da coordenadoria municipal de Defesa Civil de Cuiabá (Comdec) estiveram reunidos em Cuiabá.

O coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução, major BM Elton Guilherme Crisóstomo, falou sobre a importância do planejamento e preparação para o enfrentamento dessas possíveis ocorrências e das principais missões da Defesa Civil e forma de atuação junto aos municípios, caso haja necessidade de intervenção. “A Sudec contará com quatro equipes de resposta rápida e duas equipes de apoio, para esse período chuvoso”.

Os representantes solicitaram o auxílio da Sudec para a criação e efetivação de planos de contingências, bem como apoio material para efetivar ações de resposta junto aos municípios. A Sudec entregou material informativo aos representantes de cada município, que deverão ser entregues às comunidades instaladas em área de riscos.

Participaram da reunião o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Zenildo Pacheco Sampaio; Alfredo Granja da prefeitura de Santo Antônio de Leverger; o major BM Alcides Domingues de Oliveira do Comando Regional Bombeiro Militar I; o major BM Márcio Paulo da Silva, da Superintendência da Defesa Civil (Sudec); Múcio Teixeira, Analista Ambiental da Sudec; Cristina Morais da Sudec; Louriney dos Santos Silva da Guarda Municipal de Várzea Grande e José Pedro Ferraz Zanetti, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cuiabá (Comdec).

PREVISÃO

De acordo com previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta Terça-feira (22.12), o calor e a umidade, juntamente com o padrão de ventos em altitude, serão responsáveis pelas pancadas de chuva esperadas em grande parte do Centro-Oeste e da Região Norte do Brasil.

Nesta terça-feira há previsão de chuva forte localizada em várias regiões inclusive nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Acre e Amazonas.

É importante lembrar que o impacto das chuvas previstas nos avisos meteorológico depende da vulnerabilidade das áreas atingidas. Por isso, recomenda-se entrar em contato com Defesa Civil.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − sete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes