quinta-feira, 16/05/2024
InícioSaúdeNobel de Química vai para microscópio que permitiu análise do vírus da...

Nobel de Química vai para microscópio que permitiu análise do vírus da zika

Depois da premiação do Nobel de Medicina e de Física , chegou a vez, nesta quarta-feira (4) dos pesquisadores Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson serem condecorados com o prêmio Nobel de Química pelos seus estudos com microscopia – uma técnica que melhora e simplifica a visualização de moléculas.

"Este método coloca a bioquímica em uma nova era. Pesquisadores agora vão poder congelar biomoléculas no meio de seus movimentos e visualizar processos que nunca foram vistos antes, o que é decisivo para o entendimento da vida e para o desenvolvimento de remédios", explicou a Academia Real Sueca de Ciências após anunciar os vencedores do Nobel de Química .

O método permite que os cientistas parem as moléculas no meio do seu processo orgânico e entendam o que está ocorrendo dentro dela. 

Essa técnica foi desenvolvida em 2013 pelos três pesquisadores e foi utilizada para visualizar as estruturas presentes no vírus da zika, coisa que não seria possível com outras tecnologias.

O mesmo processo foi usado para observar a resistência bacteriana quando as células não respondem aos antibióticos de maneira suficiente.

Por vencerem o Nobel , os laureados vão receber, na entrega do prêmio, um montante de R$ 3,5 milhões em dinheiro, além de um diploma e uma medalha.

Outras premiações

No ano passado, o prêmio de Química foi para os cientistas Jean-Pierre Sauvage, Sir J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa, pelo desenvolvimento de máquinas moleculares. No ano anterior, Tomas Lindahl, Paul Modrich e Aziz Sancar receberam o reconhecimento por suas contribuições para o conhecimento do funcionamento das células vivas, que é usado, atualmente, para o desenvolvimento de novos tratamentos de câncer.

O Nobel de Química é o terceiro a ser apresentado. Nesta terça-feira (3), foram conhecidos os vencedores da premiação de Física – os cientistas Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thornee, por estudo sobre ondas gravitacionais – e, na segunda-feira (2), os ganhadores do Nobel de Medicina – Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young. Nesta quinta (5), irá ser anunciado o de Literatura; e, na sexta (6), o da Paz . Já na próxima segunda-feira (9) será a vez do Nobel de Economia. 

* Com informações da Agência Ansa.  

Link deste artigo: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2017

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes