sábado, 27/04/2024
InícioEconomiaNova rede vai medir indicadores de investimentos em ciência e tecnologia em...

Nova rede vai medir indicadores de investimentos em ciência e tecnologia em todo o País

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instalou a Rede de Indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T). O intuito é saber quanto o Poder Público e as empresas privadas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento e outras atividades científicas e quais os resultados em termos de registro de patentes e produção de artigos científicos em todas as unidades da Federação.

Nesta terça e quarta-feiras, na sede do ministério, em Brasília, cerca de 40 representantes dos estados envolvidos na produção de indicadores estão sendo treinados para alimentar e usar a rede.

“Informação é sempre útil e transparência nunca é demais”, assinalou Fernanda De Negri, da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria Executiva do MCTI. “Nós não temos como medir qual é o impacto ou o efeito da política de C&T se a gente não consegue medir lá na ponta o que está acontecendo na produção.”

As informações são de interesse de gestores públicos e pesquisadores, mas deverão ter atenção de outros setores da sociedade, prevê Fernanda. “As pessoas vão saber quanto o governo federal, o governo estadual e as empresas estão investindo na área”, explicou ao dizer que a informação estará disponível em dados nacionais ou por estado.

A falta dos indicadores estaduais faz com que os recursos gastos em C&T no Brasil estejam subestimados e os investimentos feitos pelas 14 secretarias estaduais de C&T e 13 fundações estaduais de amparo à pesquisa não estejam sendo corretamente contabilizados.

Segundo o MCTI, os estados investem cerca de R$ 3 bilhões anuais no setor, valor próximo do gasto do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), uma das principais fontes de recursos do ministério (que tem orçamento previsto de R$ 8,5 bilhões para 2012).

A rede de indicadores utilizará metodologia da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para permitir comparações com investimentos de outros países.

A expectativa do ministério é que no final de 2012 comecem a ser publicados os primeiros índices sobre dispêndios e recursos humanos dedicados à C&T e o registro de patentes e produção bibliográfica.

Fonte:
Agência Brasil

Palavras-chave: Artigos científicos, Ciência e Tecnologia, Indicadores, MCTI, Patentes, Pesquisa, Poder Público, desenvolvimento, empresas privadas Avalie este conteúdo: Péssimo Ruim Regular Bom Excelente 4 Voto(s)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze + oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes