segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilO fruto com espinhos é perigoso? Saiba os mitos e verdades do...

O fruto com espinhos é perigoso? Saiba os mitos e verdades do pequi

Conhecido como ‘ouro do cerrado’, o fruto é extremamente popular na região centro-oeste do país e possui grande apreço na culinária regional; Professor de biologia da Plataforma Professor Ferretto desvenda curiosidades

Conhecido por sua casca dura e espinhosa, o pequi é um fruto nativo do cerrado brasileiro e de forte presença nas mesas da região centro-oeste do país. De origem indígena, o seu nome significa ‘pele com espinhos’ em tupi-guarani, e por conta disso, pode assustar os mais desavisados durante o consumo. Mas por trás da fachada espinhosa, ele revela um sabor único e marcante.

Flávio Landim, professor de biologia da Plataforma Professor Ferretto – focada na preparação para o Enem e vestibulares, que hoje conta com mais de 50 mil alunos em todo o Brasil – explica que o ‘ouro do cerrado’ requer alguns cuidados ao ser manuseado “Para evitar a experiência desconfortável de ter espinhos na língua e gengiva, é aconselhável que o pequi (Caryocar brasiliense) seja cuidadosamente roído ou raspado com a colher ao invés de ser mordido. Mas caso esse pequeno acidente aconteça, os espinhos podem ser removidos com uma pinça mesmo”.
 

Além deste ‘risco’ que a iguaria apresenta, o docente de biologia desvenda alguns mitos e verdades sobre o pequi:

O pequi pode ser venenoso?

Mito. Conforme mencionado, apesar dos espinhos causarem dor na região afetada, não existe veneno algum neles ou no fruto em si. “Como qualquer outro alimento, existe a possibilidade do pequi desencadear uma reação alérgica a algumas pessoas ou intoxicação caso seja ingerido em quantidades muito grandes. Mas veneno, não.” explica o docente.

A polpa do pequi é rica em vitaminas

Verdade. A polpa do pequi possui o dobro de vitamina C de uma laranja e é um grande anti-inflamatório natural. “O pequi possui diversos benefícios para a saúde, e por também ser rico em vitamina A e carotenóides, é um aliado na proteção da visão, assim como no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção do câncer, por ser um alimento antioxidante”, afirma.

O fruto é afrodisíaco

Verdade. Landim explica que por ser altamente afrodisíaco, há quem diga que ele é o responsável por muitos casamentos, namoros e nascimentos de crianças na região central do Brasil. “Os alimentos afrodisíacos sempre geram muita curiosidade, isso ocorre porque alguns nutrientes estão diretamente ligados com a libido, e seu consumo contribui com o enriquecimento dos nossos sentidos sexuais”, explica.

Faz mal consumir o pequi cru?

Mito. Não existe nenhuma contraindicação ao consumo do pequi ao natural. “Vale mencionar que o sabor do fruto cru é muito mais forte, por isso muitas receitas sugerem o cozimento do pequi para que seu sabor fique mais suave, essa é a única ressalva”. O docente de biologia ainda ressalta que até o óleo da iguaria pode ser aproveitado, e em muitas regiões, é usado como artifício medicinal.

O pequi está em extinção

Mito. O pequizeiro, árvore do fruto, não está em risco de extinção. ”No entanto, a degradação do cerrado brasileiro pode afetar a produção do fruto. Por isso, é importante que haja políticas públicas de preservação da biodiversidade e incentivo à produção sustentável.” finaliza Flávio Landim.

Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 12 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois + dezessete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes