sábado, 27/04/2024
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O Programa de Aceleração do Crescimento está emperrado

Em seis meses, os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) continuam em ritmo desacelerado. Segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), dos R$ 7,5 bilhões autorizados do orçamento do pacote econômico para investimentos em obras pelos órgãos do governo, apenas R$ 1 bilhão foi efetivamente aplicado, o que representa 13,8% do total. As reservas orçamentárias (empenhos) feitas pela União alcançam melhor desempenho: 39% do total inicial previsto. Foram R$ 3 bilhões comprometidos para serem investidos nos próximos meses.

O levantamento foi feito pela Organização Não Governamental (ONG) Contas Abertas. De acordo com o documento da entidade, apesar dessas liberações, existem órgãos que ainda não aplicaram um centavo da União para investir em obras do PAC. É o caso da Secretaria Especial de Portos, vinculada à Presidência da República, que possui projetos de ampliação e drenagens de canais e portos nos estados do Maranhão e do Rio Grande do Sul, além de outras atividades. Os R$ 293,6 milhões autorizados em orçamento para a secretaria este ano ainda não saíram do papel. Outros 235 projetos de diversas instituições, como Ministério da Integração Nacional e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), também estão parados por não contarem com nenhum recurso do orçamento. No entanto, o estudo mostra que do montante orçamentário executado até agora, a maior porção contribuiu justamente para a melhoria do sistema de transportes brasileiro.

Grande parte da quantia global investida para o PAC neste primeiro semestre beneficiou obras em estradas e ferrovias. Segundo dados do Siafi, o projeto de construção da BR-101 na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi a obra que mais recebeu investimentos do programa este ano, pelo menos R$ 210 milhões. Em segundo lugar aparece a construção da Ferrovia Norte-Sul em Tocantins, na parte entre Aguiarnópolis e Palmas, cerca de R$ 94 milhões. A obra do trecho Lapa-Pirajá do Sistema de Trens Urbanos de Salvador (BA) foi o terceiro projeto mais agraciado, com R$ 65,5 milhões. Questionada para justificar a baixa execução orçamentária do PAC, a assessoria do Ministério do Planejamento não retornou a ligação até o fechamento desta edição.

Investimento

Por coincidência ou não, o lançamento do PAC parece ter acendido o sinal verde de investimentos dos órgãos públicos e principalmente das estatais. Pelo menos é o que indicam os R$ 17,6 bilhões investidos pelos setores no primeiro semestre. “A marca é o recorde dos últimos sete anos, mesmo excluindo os investimentos das estatais nos meses de maio e junho, pois os dados do período só serão divulgados no fim deste mês”, enfatiza a Contas Abertas.

A Petrobras é a principal responsável pela marca. A empresa investiu R$ 10 bilhões, 88,3% de todo o valor aplicado pelas estatais neste primeiro semestre. No entanto, os R$ 11,3 bilhões investidos pelas estatais até abril representam apenas 23% do valor autorizado para o ano. No caso da União, os R$ 6,3 bilhões investidos até junho, incluindo dívidas de anos anteriores pagas nesse exercício, representaram 22% da dotação anual autorizada.

O economista Raul Velloso acredita que o governo e as estatais estão se empenhando em recuperar os investimentos públicos diretos. Para ele, o que está facilitando os investimentos por parte da administração direta (União, Estados e Municípios) é o fato da arrecadação bater recorde atrás de recorde. “Porém, acredito que os investimentos não decolaram nos estados e nos municípios, pois o espaço por enquanto é menor, e tanto os governadores quanto os prefeitos costumam concentrar esforços nos últimos dois anos de mandato, para ter mais visibilidade junto aos eleitores. Mesmo assim, o programa é apenas um nome dado a um esforço que está sendo feito para acelerar a execução dos investimentos públicos, especialmente na área de transportes.

Fonte: DCI – Paula Andrade

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Parmenas Alt
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