quarta-feira, 15/05/2024
InícioCidadeOitocentas crianças comemoram dia de combate ao trabalho infantil em VG

Oitocentas crianças comemoram dia de combate ao trabalho infantil em VG

Várzea Grande dedicou o dia de hoje (21-06) ao combate ao trabalho infantil. Cerca de 800 crianças que integram o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) estiveram reunidas numa programação lúdica, preparada pela Secretaria de Promoção e Assistência Social, no ginásio do Instituto Adventista de Apoio à Criança (Imac), no jardim Glória em Várzea Grande.

As atividades desenvolvidas como apresentações teatrais, de dança, de corais, karatê e torneios de futebol de salão, vôlei e pingue-pongue levaram arte e entretenimento durante todo o dia e marcam o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no último dia 12.

De acordo com a coordenadora do Peti em Várzea Grande, Solange Marques, são atendidas atualmente 1, 721 mil crianças em 15 núcleos da zona urbana e rural.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Cely Almeida, frisa que graças ao Peti, crianças que estariam sujeitas a todos os tipos de violência e ao trabalho forçado, agora estudam e têm por meio da parceria com entidades filantrópicas e ONGs, a possibilidade de curtir a infância, de ter um reforço escolar de aprender dança, música e teatro. “Essas crianças recebem um atendimento diferenciado. Estudam e participam de atividades sócio-educativas. Têm a integridade assegurada”.

Entre as 15 entidades que mantém parceria com a prefeitura de Várzea Grande estão o Imac e a Sociedade São Vicente de Paula.

O superintendente do Imac, Marcelo Ribeiro, explica que somente na cidade 160 crianças e adolescentes são assistidos e que em Mato Grosso as ações do Instituto atingem cerca de 600. “Hoje, as crianças que atendemos em Várzea Grande desfrutam de uma sede nova, ampla e com ginásio esportivo, graças ao empenho da comunidade adventista que conseguiu fundos da Holanda para a construção das instalações”.

Outro exemplo é a Sociedade São Vicente de Paula – Organização Não Governamental (Ong) – coordenada por João Gumercindo Cassim. Cem crianças e jovens de cinco bairros da cidade são assistidas com atividade extraclasse, como o reforço escolar e também com aulas de dança.

Integram a parceria com a prefeitura as seguintes Ongs/Entidades: Escola Municipal de Educação Básica Maria Barbosa Martins, Igreja Missionária Unida Brasil (Imub), Igreja Alto da Aparecida, Igreja Sagrado Coração de Jesus, Fundação Guerreiros de Cristo, Escoteiro Almirante Tamandaré, Combate à Violência, Associação de Moradores do bairro 13 de Setembro, Associação dos Moradores do bairro 23 de Setembro, Lar Celestino Henrique, Escola Municipal de Educação Básica Osmar Milan Capilé, Escola Municipal de Educação Básica Antônio Lino de Campos, Sociedade São Vicente de Paula, Imac e Associação Mato-grossense Sobriedade e Vida.

O PETI – É um programa do governo federal que visa erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes de sete a 16 anos. As famílias recebem uma ajuda de custo por criança, e em troca tem de confirmar a freqüência das crianças na escola. O programa recebe investimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e também dos governos estaduais, municipais e da sociedade civil organizada.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

14 − 11 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes