domingo, 28/04/2024
InícioBrasilOnde de calor continua mas temporais vêm aí; veja previsão do tempo...

Onde de calor continua mas temporais vêm aí; veja previsão do tempo da semana

Calor extremo não vai dar trégua tão cedo, mas algumas áreas do país recebem muita água nos próximos dias

Confira como ficam as condições do tempo em cada uma das regiões do Brasil entres os dias 13 e 17 de novembro.

Sul

A segunda-feira (13) traz temporais à região, devido à atuação de uma nova frente fria. Há risco para rajadas de vento acima de 60 km/h em todas as áreas, com possibilidade de queda de granizo.

A partir de terça-feira (14), esses temporais devem persistir entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro-sul do Paraná, também com tempo severo. Os trabalhos em campo ficam comprometidos em todas essas áreas, atrasando a colheita do trigo e a implementação das lavouras de primeira safra.

Alerta para o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, nos quais o acumulado de precipitação pode passar de 300 mm em cinco dias, potencializando o risco para deslizamentos e enchentes.

Sudeste

A onda de calor continua a castigar a região, com temperaturas máximas girando em torno de 40 ºC no interior de São Paulo e Minas Gerais. Há previsão de temporais na quinta (16) e sexta-feira (17) em São Paulo, com o avanço da frente fria. O acumulado de chuva gira em torno de 40 mm, o que vai ajudar a manter a umidade do solo e aliviar o calorão.

O perigo fica para a possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h, que podem prejudicar as lavouras de primeira safra em desenvolvimento, causar queda de árvores e corte no abastecimento de energia.

Centro-Oeste

Onda de calor permanece atuando na região, com temperaturas máximas girando em torno de 40 ºC até sexta-feira. Nesta segunda-feira, temporais estão previstos para o sul de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, mas com baixo volume de chuva em torno de 20/25 mm, com o alerta de rajadas de vento acima de 60 km/h, que podem gerar danos em silos e granjas.

O baixo volume de chuva nessas áreas, associado às elevadas temperaturas, faz com que o solo continue com restrição hídrica no centro-norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Os pecuaristas devem ficar atentos aos sistemas de mitigação de calor do gado em confinamento, pois a semana quente deve provocar estresse térmico no rebanho.

Nordeste

A semana será quente e ensolarada em praticamente todas a região, com temperaturas máximas na casa de 40 ºC. No interior da Bahia, os termômetros podem chegar a marcar 42 ºC. Situação crítica na região, pois as chuvas estão demorando a retornar de forma bem distribuída e volumosa.

Permanece o risco para focos de incêndio e condição de estresse térmico no gado em confinamento. As condições devem permanecer severas, com chuvas pouco volumosas, até o ano que vem, pois, de acordo com o último relatório do NOAA, o El Niño deve persistir até junho de 2024.

Norte

As chuvas da semana na região continuam concentradas na faixa oeste do Amazonas, Acre e Rondônia, com um volume entre 30 e 50 mm nos próximos dias. Isso contribui para manter a boa umidade do solo.

Segue o tempo mais quente e seco na porção leste do Amazonas, Pará e centro-norte do Tocantins, com temperaturas máximas em torno de 40 ºC, situação que prejudica o início da semeadura das lavouras de primeira safra e potencializa o risco para focos de incêndio na região.

O pecuarista deve ter atenção com o sistema de ventilação do gado em confinamento, pois as máximas podem chegar a 42 ºC no Amazonas, Pará e Tocantins durante toda a semana.

Alguma mudança no tempo deve ocorrer somente entre quinta e sexta-feira, quando temporais podem atingir o sul do Pará e Tocantins, com possibilidade de rajadas de vento acima de 50 km/h e acumulado de chuva variando entre 20 e 30 mm nos dois dias.

Calor extremo não vai dar trégua tão cedo, mas algumas regiões recebem muita água nos próximos dias

FONTE: CanalRural

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes