sábado, 27/04/2024
InícioAgronegócioPartido dos Trabalhadores (PT) está tratando os produtores rurais como bandidos

Partido dos Trabalhadores (PT) está tratando os produtores rurais como bandidos

O produtor rural e ex-morador da Suiá Missú, Naves José Bispo em entrevista ao programa Mercado&Cia apresentado pelo jornalista João Batista Olivi, disse que o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) está tratando os produtores rurais como bandidos e está fazendo propaganda negativa na tentativa de achincalhar aqueles que trabalham e produzem no Brasil.

 

Ele disse ainda que os representantes da Associação dos Produtores Rurais da Suiá Missú (Aprossum) preveu o incêndio nos mais de 165 mil hectares, “prevemos isso, inclusive entregamos a documentação aos representantes da Funai e do governo alertando exatamente o que iria acontecer, ao contrário do que se pensava que ia fazer proteção ambiental entregando esse ‘país’ aos índios”, disse Naves.

 

“com a cultura natural de usar fogo para caçada os índios estão destruindo, até por que o fogo na brachiaria não é possível mais fazer um controle como os índios fazem no cerrado ou em mata densa, para controlar é preciso mobilizar um enorme contingente de pessoas e aparelhos para apagar o fogo”, disse.

 

O cacique Damião Paradzané disse em entrevista à Funai que o fogo é criminoso e que pessoas retiradas da área estariam colocando fogo dentro da reserva, já o secretário do Ministério Geral da Presidência, Paulo Maldos disse que a reserva Xavante é uma área consolidada e que os ex-produtores não vão “nunca mais” retornar para área.

 

Questionado se são os ex-produores que estão colocando fogo Naves rebateu a crítica da Funai, do cacique e do próprio Paulo Maldos, “olha a Funai e o governo federal vem fazendo uma propaganda na tentativa de denegrir a imagem do trabalhador rural, os trabalhadores deste país estão sendo achincalhados, sendo humilhados, estão pegando uma fama que são pessoas de má índole, enquanto na verdade isso não existe, hoje existe dentro da área exclusivamente índios xavantes, não tem um branco se quer, a não ser o contingente da Polícia Federal que monitora a área, portanto trata-se de propaganda governamental no intuito de denegrir a imagem dos trabalhadores e justificar a farsa antropológica, justificar a fraude e o absurdo e do confisco que está acontecendo”, categorizou Bispo.

 

Ele finalizou dizendo que as pessoas retiradas da área estão esfaceladas e jogadas em “favelas”, “não houve nenhum assentamento, o índice de assentamento que seu Paulo Maldos, verdadeiro agente do mal, é mentira, ele disse que houve assentamento, nunca existiu plano de assentamento, o índice de pessoas assentadas é zero”, afirmou o produtor expulso da Suiá Missú.

 

O INPE destacou que a área vem sendo degrada, e tem um enorme índice de fogo na região, fogo este que pode ser visto pelo satélite do órgão, mesmo com o IBAMA e a Polícia Federal na área o governo federal ainda acusa os ex-produtores, mas os produtores não podem nem chegar perto da área com a presença hostil da Força Nacional em Alto Boa Vista monitorando a área, “eles só não conseguem ver quem está colocando o fogo criminoso que o Damisão afirma ser”, finaliza.

 

Fonte Leandro Lima /Olhar21

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito − 7 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes