segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaPassados 20 anos ZPE será implantada

Passados 20 anos ZPE será implantada

“Desde que fui procurado pelo prefeito de Cáceres Túlio Fontes, ainda durante o recesso parlamentar, não hesitei em hipotecar meu apoio a esta luta”. Assim o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) resumiu sua satisfação, em audiência pública realizada ontem segunda-feira na Assembléia Legislativa, ao ver que finalmente depois de 20 anos a Zona de Processamento para Exportação em Cáceres será implantada.

Cesar apresentou uma indicação no dia 2 de fevereiro deste ano, na primeira sessão de 2010 realizada na AL, na qual solicitava do governador Blairo Maggi a implantação definitiva da ZPE, um distrito industrial incentivado no qual as empresas nele localizadas usufruem de um tratamento fiscal, administrativo e cambial diferenciado, com a condição de destinarem no mínimo 80% de sua produção para o exterior.

Cesar parabenizou a iniciativa de todos envolvidos no processo, e disse que depois de 20 anos, ações como essa, demonstram os novos tempos que o país está vivendo.

A retomada do tema ZPE, “paralisado” há duas décadas só foi possível após a sua regulamentação no ano passado feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na audiência o vice-governador Silval Barbosa, que no ato representava o governador Blairo Maggi, se comprometeu a liberar, de início, 500 mil reais para o início das obras de infra-estrutura.

Silval disse que este é um momento histórico. “Depois de tantos anos, estamos vendo uma luz no túnel. Essa ZPE em Cáceres alavancará o desenvolvimento de Cáceres e o município pode contar com nosso apoio”.

O vice-governador ainda foi mais adiante e disse que gostaria de ser ousado conclamando todos a serem partícipes da discussão. Afirmando inclusive que o governo iria se debruçar em cima da planilha de custos e sugeriu se trabalhar projetos da ZPE através de emendas parlamentares no Congresso Nacional.

A ZPE de Cáceres, criada há 20 anos, tem uma área de 239 hectares localizada no distrito industrial da cidade. O governo do Estado é o principal acionista da AZPEC S.A., empresa de capital misto, requisito obrigatório para a implantação da ZPE. Pela Lei, os acionistas têm até o mês de julho para colocar o projeto em funcionamento sob pena dele “caducar”.

D´LAILA BORGES

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes