sábado, 27/04/2024
InícioSaúdePerigos do bruxismo à saúde e ao bem-estar

Perigos do bruxismo à saúde e ao bem-estar

Você conhece as causas, sintomas e tratamento do bruxismo?

O bruxismo, condição especificada pelo ranger ou aperto involuntário dos dentes, especialmente durante o sono, ganhou destaque na área de saúde bucal, principalmente no pós-pandemia. Para entender melhor sobre o assunto, a Dra. Alessandra Kuskoski, Especialista em Ortodontia, Ortopedia Orofacial e Odontologia Miofuncional, compartilha informações valiosas sobre essa condição, desde suas causas até os riscos e tratamentos.

“Na época de quarentena, com a rotina de sono alterada e a grande incidência de fatores psicológicos, grande parcela da população ficou mais suscetível à ocorrência de bruxismo e mal-estar do distúrbio”, afirma a especialista. De acordo com ela, muitas vezes o bruxismo é causado por fatores como estresse, ansiedade, problemas de oclusão dentária, apneia do sono e hábitos prejudiciais como o consumo excessivo de cafeína e álcool.

Contudo, muitos pacientes chegam ao consultório sem ter ideia de que sofrem de bruxismo, pois ainda não compreendem o que ele é.

O bruxismo pode resultar em diversos sintomas, que incluem:

  • Ranger ou apertar os dentes frequentes;
  • Dor na articulação da mandíbula;
  • Dores de cabeça;
  • Estalos na mandíbula ao abrir a boca;
  • Barulhos e zumbidos no ouvido;
  • Dificuldade para se concentrar e distração durante o dia;
  • Dentes sensíveis;
  • Dentes lascados, trincados ou quebrados;
  • Dores no pescoço e ombros devido à tensão muscular;
  • Stresse e cansaço diurno

“O bruxismo frequentemente está associado à ansiedade e o estresse. Também pode estar relacionado às maloclusões que impedem o fechamento correto da boca, ou, ainda, pode ser uma consequência da respiração bucal, que causa o ressecamento da boca durante o sono e leva ao movimento involuntário dos dentes, buscando produzir saliva. Já em outras pessoas, o bruxismo pode ter origem genética ou ser causado pelo uso de medicamentos”, explica a Dra. Alessandra.

Os perigos a longo prazo do bruxismo são vários. “Se não tratado, o bruxismo pode resultar em dores persistentes de cabeça, mandíbula e pescoço, além de problemas graves, como fraturas e perdas dentárias”, alerta. “Além disso, o bruxismo pode afetar o sono, a saúde mental e até a fala e alimentação das pessoas”, completa.

Essa condição comum em homens e mulheres, também pode ocorrer em crianças. O bruxismo infantil, considerado um Distúrbio do Sono, é o terceiro mais comum entre os pequenos, ficando atrás apenas de falar enquanto dorme e do ronco.

Para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz, é essencial buscar ajuda de um profissional capacitado, como um especialista em odontologia do sono. “O diagnóstico envolve avaliação clínica, análise da história do paciente, exame físico da boca e dos dentes, e, em alguns casos, exames complementares como radiografias e até polissonografia para monitorar o bruxismo durante o sono”, ressalta a especialista.

Com base no diagnóstico, o tratamento do bruxismo pode variar. As opções vão desde dispositivos intraorais, placas miorrelaxantes, terapias miofuncionais, mudanças no estilo de vida e, em casos mais severos, medicação. “Uma abordagem personalizada é crucial para alcançar resultados positivos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com o bruxismo”, conclui a Dra. Alessandra Kuskoski.

Serviço: Una Odontologia, Saúde & Bem-Estar

Odontologia do Sono

Dra. Alessandra Kuskoski Szupka

CRO-PR 21.270

Especialista em Ortodontia & Ortopedia Orofacial

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

10 + três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes