sábado, 27/04/2024
InícioPolíticaPesquisas não influenciam decisão do eleitor, aponta IBPS

Pesquisas não influenciam decisão do eleitor, aponta IBPS

Um levantamento feito pelo IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social) revela que as pesquisas eleitorais de intenção de voto pouco influenciam na decisão do eleitor. Dos entrevistados, apenas 9,2% dos eleitores têm conhecimento das pesquisas e 6,8% declararam saber do percentual de intenção de votos do seu candidato.

A pesquisa do IBPS ouviu 1.068 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 26 e 30 de maio de 2008. O levantamento foi realizado junto da última pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto no último dia 4.

Quando questionados se deixariam de votar em seu candidato se as pesquisas indicassem que ele não tem chances de vitória, 83,7% disseram que não, ou seja, que continuariam votando no seu candidato. Apenas 6,3% disseram que, nessa hipótese, com certeza deixariam de votar no seu candidato. Outros 7,9% disseram que “talvez” deixassem de votar.

Perguntados se votariam em algum candidato pelo fato de ele estar em primeiro lugar nas pesquisas, 87,8% disseram que não votariam por esse motivo. Outros 4,3% dos eleitores disseram que “com certeza” votariam e 5,9% declararam que “talvez” votassem.

Propaganda política

O IBPS também mediu a influência da propaganda política sobre o eleitorado carioca. Segundo dados do instituto, 23% dos entrevistados disseram lembrar de alguma propaganda política em rádio ou TV, além de saberem os nomes dos partidos. Outros 27,8% que viram ou ouviram, afirmam não se lembrar do partido.

Questionados se o horário de propaganda no rádio e na televisão influencia a decisão de voto, os entrevistados responderam “sim, muito” em 39,3% e “sim, um pouco” em 30,7%. Portanto, para 70% a propaganda política tem alguma influência sobre o voto dos eleitores. Outros 22,7% acreditam que ela não influencia o voto.

A pesquisa foi protocolada sob o nº. RPE 010/2008, na 228ª Zona Eleitoral do TRE-RJ.
fonte/mto

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes