segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilPessoas com diabetes devem deixar de dirigir no início do tratamento

Pessoas com diabetes devem deixar de dirigir no início do tratamento

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 7,4% da população afirma ter diabetes. Muitas dessas pessoas dirigem, já que ter a doença não é um impedimento na hora de conseguir uma habilitação. Mas o problema pode sim gerar riscos a quem está ao volante.

Segundo Dirceu Rodrigues Alves, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), os sintomas que o diabetes gera devem ser a principal preocupação do motorista.

“O diabético tipo 1 é aquele dependente da insulina. Esses pacientes têm a glicemia muito instável. Com a presença da substância, eles podem desenvolver a hipoglicemia, que é a queda do açúcar no sangue”, explicou.

LEIA MAIS: Valor do IPVA de carro furtado pode ser restituído; saiba como

A queda nos níveis glicêmicos pode gerar sintomas como tontura, fraqueza, confusão mental, sonolência e visão embaçada. Em casos muito graves, a pessoa pode até ficar inconsciente. É na hipoglicemia que está o risco de um diabético dirigir.

“Aquele de tipo 2, que começa o tratamento com comprimido, pode também ter quadros de hipoglicemia graves com consequências na direção veicular”, afirmou o especialista.

Se for preciso dirigir por muitas horas, é recomendado fazer o teste de glicemia antes e repeti-lo
Pixabay

Se for preciso dirigir por muitas horas, é recomendado fazer o teste de glicemia antes e repeti-lo

 

Ana Gabriela Rezende, de 32 anos, passou por um susto quando sofreu um acidente por conta de um quadro de hipoglicemia em 2008. A assistente-administrativo voltava para casa do trabalho quando desmaiou por alguns minutos. Ela sentia fome, mas não chegou a reconhecer os outras sintomas da queda de glicose.

“Depois de fazer uma curva, eu subi na calçada de uma empresa. O carro foi estragando por baixo e parou”, contou. Após acordar e ser ajudada por pessoas que passavam na via, ela ligou para o marido, que logo imaginou que o nível de açúcar da esposa deveria estar baixo.

Felizmente, ninguém se machucou – apenas o carro, que havia sido comprado pouco tempo antes e foi totalmente perdido. Hoje, quando Ana vai para o banco do motorista, ela sempre redobra a atenção. “O primeiro passo é medir o nível da glicemia, e, por precaução, sempre como alguma coisa, nem que seja uma bala, parar evitar mesmo que baixe de repente”, explicou.

Devo abandonar a direção?

A reposta para a pergunta acima é sim e não. Dr. Dirceu afirma que nada impede uma pessoa com diabetes a ter uma vida normal como qualquer outro indivíduo, mas é preciso equilíbrio.

Se a pessoa acabou de iniciar o tratamento para o diabetes, uma doença crônica, a recomendação é deixar a direção temporariamente. “O motorista só deve voltar a dirigir depois de um tempo determinado pelo próprio médico de uso do remédio e equilíbrio da glicose”, indicou o especialista.

LEIA MAIS: Conheça 10 multas que você nem imagina que pode tomar

Após esse período inicial, a pessoa vai saber reconhecer quando está tendo um quadro de hipoglicemia. “Ela já sabe que está com o açúcar alterado e que vai ter de tomar previdências: comer um alimento com açúcar, por exemplo”, disse Dr. Dirceu.

Heloisa Altenburg convive com o diabetes há 23 dos seus 24 anos de idade e já experimentou algumas indesejadas hipoglicemias ao volante. "Não dá para especificar como me sinto toda vez, até porque sempre é diferente. Levo em conta alguns fatores como alimentação do dia, exercícios e carga emocional", compartilhou.

"Tudo isso afeta para que a minha glicose abaixe. Algumas vezes, sinto como se estivesse flutuando, outras muita fome ou só irritação mesmo. Por mais controle que se tenha, estamos sujeitos a ter hipoglicemias quando menos esperamos", alertou a assistente-administrativo.

 

Recomendações

Se após iniciar o tratamento e equilibrar o diabetes o motorista voltar a dirigir, é hora de passar a tomar outros cuidados. Em caso de estar com o veículo em movimento e começar a se sentir mal, é preciso encontrar um lugar para estacionar. O paciente precisa verificar o nível glicêmico e analisar se é possível continuar o trajeto ou necessário pedir ajuda.

Já quando é preciso dirigir por muitas horas, no caso de uma viagem ou até trabalho, por exemplo, a orientação é realizar o teste de glicemia uma hora antes de pegar a direção e repeti-lo após cerca de quatro horas. Caso o nível esteja abaixo de 70 mg/dl, o carro deve ser estacionado.

Anielle Miranda, 25, descobriu o diabetes aos 6. Ela começou a dirigir há um ano e meio e, mesmo sem ter muita experiência ao volante, já é bem consciente em relação aos cuidados com a doença.

“Eu sempre meço a glicose antes de dirigir, e, quando sinto que está me dando hipoglicemia, dou um jeito de parar para medir e já ingerir alguma coisa”, explicou a jovem, que leva no chaveiro do carro um alerta avisando que é diabética.

Conheça outros medicamente que podem causar problemas à direção:

Antialérgicos e anti-histamínicos podem causar sonolência. Foto: Pixabay
Calmantes, tranquilizantes e antidepressivos também podem interferir nos reflexos do motorista. Foto: Reprodução
Confira bem a bula de seu xarope se for dirigir, o medicamente também pode causar problemas. Foto: Divulgação
A mesma recomendação para diabéticos vale para hipertensos em início de tratamento. Foto: Secretaria Municipal de Saúde

 
 
 

Antialérgicos e anti-histamínicos podem causar sonolência. Foto: Pixabay
 
1/4
 
 
 
 
POR:Gabriela Britto/IG-Vigilante

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

7 − seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes