terça-feira, 14/05/2024
InícioPolíciaPF faz operação contra quadrilha que desviava verbas de prefeituras de MT

PF faz operação contra quadrilha que desviava verbas de prefeituras de MT

Um grupo criminoso que desviava recursos públicos de cidades de Mato Grosso é alvo de uma operação da Polícia Federal, realizada nesta quinta-feira (19). De acordo com a PF, a operação 'Protheus' tenta prender a quadrilha que desviava os recursos através de fraude de licitações e superfaturamento de preços. A organização criminosa agia há mais de 10 anos no estado.

O nome 'Protheus' faz referência ao deus da mitologia grega que tinha o dom da premonição.

Segundo a PF, foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão, além de 16 conduções coercitivas nas seguintes cidades: Cuiabá, Rondonópolis (município a 218 km de Cuiabá), Cotriguaçu (920 km da capital) e em Brasília, no Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região. Além de policiais federais, também devem participar da operação auditores Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com as investigações, a organização causou um prejuízo aos cofres públicos de diversos municípios mato-grossenses, afetando mais de 800 mil moradores que deixaram de receber benefícios de obras paralisadas, abandonadas ou negligenciadas pela quadrilha.

As investigações apontam que a empresa do grupo suspeito teria firmado 34 contratos públicos, totalizando R$ 122 milhões, sendo que apenas nove contratos foram concluídos. Também foram colhidos indícios de que a fraude do grupo criminoso se concentrou em obras de saneamento básico, especialmente as que foram financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no ano de 2012.

Conforme a PF, na fraude, pessoas jurídicas com a ajuda de 'laranjas' apresentavam propostas em processos licitatórios para simulares uma competição, no entanto, favoreciam apenas as pessoas ligadas ao mesmo grupo empresarial, que apresentava preços superfaturados.

Somente em 2012 a organização criminosa conseguiu vencer licitações em cinco prefeituras, assinando contratos que ultrapassam o valor de R$ 22,3 milhões. As cidades mato-grossenses onde a empresa venceu as licitações foram em União do Sul, Confresa, Jauru, Nova Guarita e Tapurah.

 

 

G1-MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

17 − 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes