domingo, 28/04/2024
InícioMundoPolícia britânica detém sete suspeitos de ligação com terrorismo

Polícia britânica detém sete suspeitos de ligação com terrorismo

Policiais britânicos prenderam nesta segunda feira mais dois supostos membros de uma célula terrorista acusada de atirar um jipe em chamas contra o aeroporto de Glasgow, na Escócia, no sábado (30), e deixar dois carros-bomba no centro de Londres na sexta-feira (29). Com as novas prisões, chegam a sete o número de detidos em conexão com as ações.

Autoridades do Departamento de Contraterrorismo afirmaram que o grupo incluiria ao menos oito integrantes, que seriam liderados por um terrorista identificado como “Mr. Big”.

Cinco pessoas foram detidas durante o final de semana, e buscas policiais foram realizadas em vários endereços na Inglaterra e na Escócia, em meio ao temor de um novo atentado.

Shakil Adil/AP

Policial patrulha rua de Londres; sete suspeitos de ligação com ações terroristas são presos
A polícia se recusou a revelar as identidades dos detidos. Segundo jornais britânicos, dois deles seriam médicos –um deles um iraniano que trabalharia no Hospital North Staffordshire, ni centro da Inglaterra. O porta-voz do hospital recusou-se a comentar o caso.

No sábado (30), a polícia prendeu o motorista do jipe Cherokee em chamas lançado contra o aeroporto e seu acompanhante. Ambos sobreviveram, mas o motorista sofreu queimaduras.

O atentado ocorreu apenas 36 horas depois que policiais desativaram dois Mercedes munidos com cilindros de gás, galões de gasolina e pregos deixados no centro de Londres.

As prisões também incluem um homem de 26 anos e uma mulher de 27 detidos em uma rodovia no norte da Inglaterra no sábado, além de um homem de 26 anos em Liverpool.

Um porta-voz policial afirmou que dois suspeitos foram levados para Londres para questionamento.

Segurança

Veículos foram proibidos de se aproximar diretamente de aeroportos, e medidas de segurança foram intensificadas, enquanto autoridades mantém o nível de ameaça terrorista como “crítico”, o que significa que é iminente a possibilidade de um novo atentado.

Os atentados são um teste para o novo premie britânico, Gordon Brown, que na semana passada substituiu Tony Blair.

Brown disse acreditar que os novo ataques foram feitos por terroristas ligados à Al Qaeda.

A nova ministra do Interior, Jacqui Smith, afirmou que o Reino Unido enfrenta uma “séria ameaça terrorista” e pediu que a população fique em alerta. Smith deve fazer um pronunciamento no Parlamento na tarde desta segunda-feira.

“”Não vamos deixar este terrorismo nos intimidar”, disse ela à rede de TV Sky News.

“Obviamente, precisamos acirrar as medidas de segurança, e precisamos que a população fique o mais vigilante possível”.

Em julho de 2005, o Reino Unido tornou-se o primeiro país da Europa Ocidental a ser alvo de ataques suicidas, após uma série de atentados contra a rede de transportes londrina, que matou 52 pessoas.

Com Reuters

FO

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze + 7 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes