domingo, 28/04/2024
InícioSaúdePrecisamos Falar Sobre Depressão

Precisamos Falar Sobre Depressão

Em pauta nos meios de comunicação, a depressão é coisa séria e precisa de tratamento. Quem sofre deve saber detectar e procurar ajuda.

Desde recentes discussões na mídia a depressão vem sendo lembrada de diferentes formas, algumas vezes até consideradas inadequadas por psicólogos e especialistas.

Mas independente disso o assunto é sério e deve ser discutido. A depressão é uma doença física, ligada muitas vezes ao desequilíbrio químico de alguns neurotransmissores, como a serotonina. Depressão não é tristeza. É comum depois de um acontecimento traumático ou de um período de luto as pessoas sentirem-se tristes, mas acaba passando. No indivíduo com depressão esta sensação é constante. Há também outros sintomas e é importante estar alerta a eles, pois a depressão pode ser difícil de diagnosticar.

  • Estresse, irritabilidade e ansiedade
  • Cansaço constante e “vontade de ficar na cama”
  • Problemas de sono (dormir demais, dormir pouco)
  • Alterações bruscas de peso
  • Dores no corpo (dores estomacais, tensão na nuca e ombros, entre outras)
  • Dificuldade de concentração
  • Perda da libido sexual
  • Incapacidade de sentir alegria e, em um estágio mais avançado, vontade “de morrer”

O tratamento para depressão envolve a consulta a um especialista, como um psicólogo ou psiquiatra, que vai indicar ações e medicamentos adequados (que só ele poderá dizer se são necessários). Nunca tome antidepressivos por conta própria.

É comum pessoas com depressão não compartilharem o que sentem, tampouco admitirem. Não “deixe para lá” para procurar auxílio. Conte aos amigos e à família, cujo apoio pode acelerar a recuperação.

Por fim, o tratamento pode envolver uma mudança no estilo de vida. Alimentação saudável, gerenciamento do estresse, banhos de sol, tudo isso contribui. Exercícios físicos também são excelentes aliados para as pessoas com tendência à depressão. Mais uma vez, o especialista é quem poderá detalhar o que deve ser feito.

Hoje é possível encontrar atendimento gratuito para estes casos. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional sem custo e garantindo a privacidade. Há também postos físicos especializados. Procure em sua cidade o que lhe for mais conveniente. E viva feliz!

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes