segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdePreços de medicamentos sobem nesta segunda

Preços de medicamentos sobem nesta segunda

Os preços de aproximadamente 20 mil medicamentos terão reajuste a partir desta segunda, segundo informações da Agência Brasil. O aumento médio é de 3,18%, de acordo definição da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os fabricantes deverão obedecer ao índice de reajuste fixado pelo órgão para três faixas diferenciadas de medicamentos – de 4,61%, 3,56% e 2,52% – definidas conforme o nível de competição no mercado, a partir do grau de participação dos genéricos nas vendas.

Os porcentuais foram calculados com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses e são inferiores aos de 2007, quando foram autorizados aumentos de 5,51%, 4,57% e 3,64%, respectivamente.

De acordo com a Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), o reajuste de mais da metade dos mais de dezessete mil itens de medicamentos será de 2,52%. Ainda segundo a Febrafarma, o aumento médio de 0,54% no ano passado foi inferior à inflação oficial medida pelo IPCA, de 4,46%. Estão fora do reajuste os medicamentos fitoterápicos, os homeopáticos e os previstos nas resoluções 5, de 2003, e 3, de 2004, da Cmed.

U.Seg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes