domingo, 28/04/2024
InícioCidadePrefeito de Cuiabá anuncia rescisão de contrato com empresa responsável pela...

Prefeito de Cuiabá anuncia rescisão de contrato com empresa responsável pela coleta de lixo

Em coletiva de imprensa, no Palácio Alencastro, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou o pedido de rescisão contratual amigável feito pela Ecopav Soluções Urbanas. A empresa foi contratada pelo processo licitatório nº 7471/2012 para a prestação especializada do serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares nos bairros da Capital até outubro deste ano.

Conforme explicou o gestor, a empresa alegou problemas não resolvidos no inicio do ano passado e apresentou uma oferta de realinhamento de contrato, o que resultaria em uma provável oneração dos cofres públicos. Ele destaca que chegou a fazer uma proposta limpa e transparente, onde a prestadora de serviço receberia o valor atual do contrato, que é de R$ 1.659.000,00/mês, além de mais 4% incidente a partir do mês de maio, totalizando R$ 1.752.194,10.

?A empesa apresentou esse ano algumas dificuldades para um bom cumprimento da prestação de um serviço de qualidade na coleta de lixo. E esse é um trabalho que não pode esperar. Uma cidade como Cuiabá que produz cerca de 570 toneladas de lixo por dia ficar sem a coleta é algo que incomoda a população e afeta meio ambiente e a saúde pública, caso não seja oferecido com eficiência?, disse Emanuel.

Segundo o prefeito, a Ecopav não aceitou os valores apresentados e optou por, de maneira ética, protocolizar o pedido de fim do acordo com a Prefeitura. ?A qualidade do serviço caiu, estamos a quatro meses de encerrar contrato, como que no apagar das luzes eu vou oferecer um realinhamento que vai aumentar em muito o repasse mensal, podendo até comprometer o caixa do Município e a imagem da nossa gestão??, questionou.

De acordo com o gestor, com a formalização do pedido de rescisão amigável, restaram duas opções para a administração municipal. A primeira seria a realização de um contrato emergencial, podendo escolher novas empresas. A outra opção é a que foi considerada mais ética, sendo a convocação da empresa Locar Gestão de Resíduos, segunda colocada do processo licitatório de 2012, para a prestação do serviço até o fim do ano, onde o novo processo licitatório já deva estar finalizado.

?Para preservar o processo da continuidade administrativa do serviço público, da economicidade e da transparência, optei por chamar o segundo lugar, ao invés de realizar um contrato emergencial. A empresa Locar já manifestou extraoficialmente interesse em assumir e temos agora 30 dias para construir uma transição pacifica que não tenha nenhum impacto sobre a população cuiabana?, pontou o prefeito.

Também estiveram presente no ato o procurador-geral do Município, Nestor Fidelis, o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, e a secretária municipal de Gestão, Ozenira Felix de Souza. 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

9 + dezoito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes