segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdePrefeitura oferece tratamento gratuito para dependentes químicos e alcoolismo

Prefeitura oferece tratamento gratuito para dependentes químicos e alcoolismo

O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas de Várzea Grande (CAPSAD) foi implantado em abril de 2005. É uma unidade de saúde destinada a acolher os usuários de substâncias psicoativas em uso abusivo ou dependência
normatizada pelo Ministério da Saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção aos usuários de Álcool e outras Drogas.

Os usuários podem fazer o tratamento de acordo com sua necessidade, ou seja, na modalidade intensiva comparecendo ao CAPS AD todos os dias; na modalidade semi-intensiva comparecendo duas ou três vezes por semana ou não intensivo
comparecendo até três vezes ao mês.

As atividades são realizadas em grupos e
individualmente conforme a necessidade do caso. Atualmente, é atendida nas três modalidades de atenção uma média de 105 pacientes por mês.

A unidade também acolhe os familiares com reuniões semanais, grupos de arte e terapia, realiza visita domiciliar, palestra à comunidade e encaminhamentos à rede de atenção básica. Conta com uma equipe multiprofissional, médico clínico, psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, arte terapeuta técnicos de enfermagem e profissionais de apoio administrativo.

“A busca da recuperação é um caminho que precisa ser trabalhado para o paciente com convicção e seriedade. Oferecemos ainda todo suporte e
orientação à família, tratando a co-dependência através de reuniões com assistente social, psicóloga e clínicos”, explica a coordenadora e psicóloga do CAPS AD, Rita Cutiaro.

*Filosofias e objetivos:*

-Promover a reabilitação do ser humano
-Recuperar sua dignidade.
-Elevar sua auto-estima.
-Conscientizá-lo que ele possui uma doença e não um desvio de caráter como prega o senso comum.
-Reativar a autoconfiança em si mesmo.
-Reintegração à vida familiar e social, transformando-o em um individuo feliz.

*Outras informações pelo telefone:* CAPS-AD (3688-3620)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes