segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilPresidenciáveis enfrentam sabatina na CNI

Presidenciáveis enfrentam sabatina na CNI

A CNI (Confederação Nacional das Indústrias) recebe nesta terça-feira os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) para sabatina, em Brasília. O objetivo da entidade é discutir propostas para o período de 2011-2014. Este é o terceiro evento do mês que reúne os presidenciáveis para discutir temas relacionados às eleições.

Hoje, os pré-candidatos abordarão questões do setor de indústrias. Cada assunto será administrado por um empresário. Foram convidados Horário Lafer Piva, ex-presidente da Fiedp ( Estado e Economia); André Gerdau Johannpeter, diretor-presidente do Comitê Executivo do Grupo Gerdau (Indústria e Competitividade); Robson Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e sucessor de Monteiro Neto na presidência da CNI (Agenda das Reformas); Frederico Fleury Curado, presidente da Embraer (Comércio Internacional e Inovação), e Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Base (ABDIB) ( Infraestrutura e Meio Ambiente).

As propostas que serão discutidas fazem parte do documento A Indústria e o Brasil – Uma Agenda para Crescer Mais e Melhor. A CNI entregará as páginas aos pré-candidatos durante o evento. Esta não é a primeira vez em que postulantes ao Palácio do Planalto se encontram com o empresariado na CNI. A entidade já promoveu evento semelhante durante a eleição de2002.

No documento de mais de 200 páginas, a CNI propõe algumas mudanças para estimular a indústria. Uma delas é reduzir em 10% o custo do transporte. Segundo a entidade, essa medida resultaria num aumento de 30% das exportações para os Estados Unidos.

Para a CNI, os próximos quatro anos serão decisivos para o País. “O País poderá crescer a taxas superiores a 5% ao ano, desde que respeite as lições sobre a importância da estabilidade, priorize a competitividade e avance na modernização das instituições econômicas e políticas”, afirma o documento.

Roteiros cruzados

Na semana passada, Serra, Dilma e Marina foram sabatinados por prefeitos em Brasília por uma hora cada, mas não se encontraram. Além de afagar as cerca de 4 mil autoridades presentes, o trio defendeu parceria entre todos os entes federados na execução de políticas e fizeram promessas nas áreas da educação e a saúde.

No começo do mês, eles se encontraram em Minas Gerais. Líderes nas pesquisas, o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff polemizaram sobre os repasses de verbas federais para os municípios e a possibilidade de uma reforma tributária profunda. Correndo por fora, Marina ganhou a plateia ao abordar temas espinhosos da vida política brasileira e pontos da agenda municipalista caros às dezenas de prefeitos que formavam a plateia.

IG

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes