sábado, 27/04/2024
InícioMundoPresidente de Honduras diz que tensão foi superada

Presidente de Honduras diz que tensão foi superada

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, assegurou que “a tensão” gerada após a destituição do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Romeo Vásquez, foi superada.

Zelaya foi a uma cadeia de rádio e televisão, acompanhado de vários partidários que apoiam sua iniciativa, e disse que a tensão gerada após a decisão de destituir Vásquez e aceitar a renúncia do ministro da Defesa, Ángel Edmundo Orellana, “foi superada de uma forma totalmente pacífica”.

Honduras se encontra em uma crise política devido à decisão do presidente de destituir Vásquez e de realizar no domingo uma consulta para a eventual instalação de uma Assembleia Constituinte, apesar de várias instituições do Estado a considerarem ilegal.

Em Tegucigalpa, onde o ambiente é de relativa tranquilidade, centenas de militares resguardam prédios públicos e privados diante de eventuais distúrbios por causa da crise, enquanto outros setores defendem uma solução através do diálogo.

A solução, segundo Zelaya, chegou quando as autoridades da Força Aérea Hondurenha lhe entregaram o material que será utilizado na consulta popular de domingo, incluindo urnas e cédulas.

Enquanto isso, o Parlamento se mantém reunido em uma sessão na qual o deputado Ramón Velázquez pediu a nomeação de “uma comissão especial para a investigação das ações de Zelaya, por não prestar a devida atenção aos problemas de interesse nacional”.

A moção, que foi enviada a uma comissão do Parlamento, acrescenta que Zelaya também se dedicou a “desafiar os órgãos jurisdicionais, ao não acatar as resoluções e decisões judiciais ditadas, o que menospreza o estado de direito em que vivemos”. Vásquez foi cassado por se negar a apoiar a consulta para a eventual instalação de uma Assembleia Constituinte.

U.Seg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes