segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoPresos paraguaios que invadiram terra de brasileiro

Presos paraguaios que invadiram terra de brasileiro

A Polícia paraguaia deteve hoje cinco lavradores de grupos sem terras depois da ocupação por pouco tempo de uma fazenda de um produtor brasileiro de soja no departamento (estado) de São Pedro, informaram fontes da Polícia.

Os detidos são o dirigente camponês Florencio Martínez e outros quatro lavradores que fariam parte do grupo que invadiu, nesta quinta-feira, a fazenda do empresário Tranquilo Fávero, um dos principais produtores de soja do país.

O local ameaçado, onde há um silo, fica no distrito de Capiibary, cerca de 350 quilômetros ao nordeste de Assunção, e em cujas redondezas os camponeses permanecem acampados depois de derrubarem ontem parte do cercado do estabelecimento.

O procedimento de detenção foi liderado pelo promotor Alcides Corbalán, que informou a jornalistas que os presos podem ser acusados nas próximas horas de “incitação a ações puníveis e perturbação da paz pública”.

O agente do Ministério Público destacou, além disso, que os manifestantes tentaram convencer os lavradores da Organização de Luta pela Terra (OLT) a desistirem da medida de força, mas que eles se recusaram a atender as solicitações.

A tensão nas regiões agrícolas do Paraguai motivou, nesta quinta-feira, a emissão de um comunicado por parte do vice-presidente e presidente em exercício, Federico Franco, no qual se afirma que “o Governo garante o direito à propriedade privada e o dos produtores a semearem em suas terras”.

Além disso, ressaltou que as autoridades estão “tomando todas as medidas apropriadas para tornar esses direitos efetivos” e advertiu que “a violência não é nem será aceita sob nenhum conceito como mecanismo para se reivindicar direitos ou exigir soluções”.

Os camponeses argumentam que, no passado, grandes extensões de terra foram cedidas a pessoas não adeptas à reforma agrária, entre elas colonos brasileiros, e que os cultivos mecanizados, como o da soja, desmatam as florestas e poluem o meio ambiente.

A atual mobilização camponesa deseja impedir o início da colheita de soja do período entre 2007 e 2008 e, após a detenção dos cinco lavradores, os integrantes da OLT, que também realizam bloqueios em São Pedro, convocaram uma assembléia para definir as próximas medidas a serem adotadas.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes