domingo, 28/04/2024
InícioSaúdePrimavera: Conheça as opções de frutas e verduras da época 

Primavera: Conheça as opções de frutas e verduras da época 

Nutricionista apresenta as melhores opções de alimentos para temporada 

Com a chegada da primavera no hemisfério sul, o aumento na frequência das chuvas e as temperaturas amenas intensificam a umidade do ar e constroem o cenário favorável para a produção de determinadas frutas, verduras e legumes típicos da estação. Especialistas indicam que consumir alimentos da temporada traz benefícios para a saúde, colabora para as finanças domésticas e contribui para a preservação do meio ambiente. 

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unic, Ana Paula Carli de Almeida, os frutos sazonais têm suas características de crescimento e de colheita favorecidas pelos aspectos climáticos e, dessa forma, chegam mais frescos aos pontos de venda e com preços mais baixos. “Devido às práticas de cultivo, existe produção de todos os alimentos ao longo do ano. No entanto, o recomendado é optar por frutas da estação para aproveitar a qualidade e o valor nutricional inteiro”, afirma a docente. 

Embora possível, a produção de alimentos fora de época pode ser prejudicial ao meio ambiente, uma vez que a preparação do solo depende de um volume maior de fertilizantes e agrotóxicos para o cultivo. As safras disponíveis de acordo com as estações do ano estão associadas ao ciclo natural das plantas e exigem menos adaptações.  

FRUTAS 

As opções de frutas disponíveis em maior abundância entre setembro e dezembro auxiliam a manter a temperatura corporal equilibrada e são facilmente digeridas. Entre os exemplos cítricos estão o abacaxi, rico em magnésio, a tangerina, as laranjas pera e lima e a acerola. Também são facilmente encontrados os tipos de banana prata e de banana maçã, fonte de potássio, além de mangas, mamões, melancias, melões, jabuticaba e coco. 

LEGUMES E VERDURAS 

Durante a primavera, o cultivo de tubérculos como a cenoura, beterraba e rabanete é favorecido. A couve, que possui compostos que atuam na prevenção de tumores e amenizam irritações nas mucosas do estômago, também está mais presente na estação. Ervas e temperos, como a erva doce, hortelã, louro, cebolinha, orégano e coentro ficam mais frescos com o clima úmido. Saladas com pepino e almeirão, assim como pratos com berinjela, alho-poró e alcachofra são recomendados por especialistas. 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes