domingo, 28/04/2024
InícioCidadePrimeiro centro de atendimento à alunos especiais do Estado é inaugurado em...

Primeiro centro de atendimento à alunos especiais do Estado é inaugurado em VG

Pioneira também em educação especial, Várzea Grande inaugurou o Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio a Inclusão, o primeiro do Estado. Com o nome de João Ribeiro Filho, o “João Moleta”, o centro atende semanalmente cerca de 450 alunos com necessidades especiais. São 19 profissionais – entre fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, além de psicopedagogos e professores de educação física.

O Centro funciona no antigo Iate Clube, no bairro Costa Verde, onde o prédio foi adaptado para receber os estudantes de segunda a quinta-feira. Na sexta, os profissionais se deslocam para as escolas para dar apoio aos professores. “Atendemos estudantes especiais e com acentuado déficit de aprendizagem”, explica a coordenadora do Centro, Neide Pereira Leite Rondon.

“Além dos profissionais das diversas áreas, disponibilizamos sessões de hidromassagens, equoterapia, no Centro Eqüestre além do programa de inclusão digital”, acrescenta a coordenadora.

Para o prefeito Murilo Domingos, o Centro é uma prova de que a Educação em Várzea Grande avança em passos largos. Acrescenta que a tendência é ampliar o Centro sempre em parceria. “Com parceria, estaremos transpondo todos os obstáculos. E sem falar que somos referência ao inaugurar o centro”.

Entre as centenas de beneficiadas está a adolescente Aline Alves, de 12 anos que há três anos entrou na escola e com dificuldades, passou a ser atendida pela educação especial. O depoimento da mãe, a dona de casa Maria Conceição Alves, emocionou os presentes.

“Minha filha não sabia ler, não conseguia andar. Pensei que iria precisar de uma educação especial, mas a diretora disse que não. Disse que minha filha iria se integrar com os colegas dela. Hoje, minha filha já lê bem, não precisa mais ser levada de bicicleta ou de carro. Vai e volta a pé. Para uma mãe, isso é mais do que emocionante. É gratificante”, ressalta.

O Centro está funcionando desde março, mas foi inaugurado porque foi necessária a aprovação de um projeto da Câmara Municipal criando o Centro.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

vinte − treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes