domingo, 28/04/2024
InícioCidadeProfessores da UFM realizam um grande ato para esta quinta feira

Professores da UFM realizam um grande ato para esta quinta feira

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso organizam um grande ato público para às 8h dessa quinta-feira, 28/07, em frente a sede da Reitoria da universidade. A principal reivindicação é o cumprimento de uma ação judicial que corre há 22 anos, concedendo aos docentes a implementação do percentual de 28,86% ao salário. O processo de conhecimento já transitou em julgado, dando vitória aos docentes. A briga, agora, é pela execução.

 

 

 

Somente em 2016, o juiz federal responsável pelo caso, Cesar Bearsi, determinou três vezes o pagamento a todos os docentes da universidade, aplicando inclusive multa institucional e pessoal a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder (decisões anexas). Mas a Reitoria alega que não poderá fazê-lo, uma vez que depende da autorização da Procuradoria Federal.

 

 

 

No início de maio, a Procuradoria Federal encaminhou um Parecer de Força Executória à Reitoria, autorizando a execução da determinação judicial, tal qual o juiz definiu: pagamento a todos, independente do ano do vínculo com a instituição, ou situação sindical. No entanto, após questionamento do governo federal, via Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a Procuradoria Federal encaminhou novo parecer, retificando o anterior, dando nova interpretação a decisão judicial e limitando a execução a parte dos docentes.

 

 

 

Parecer de Força Executória não se sobrepõe a decisão judicial. Não cabe interpretação, nem modificação da decisão nesse momento. A Procuradoria está induzindo a universidade ao erro”, explica o advogado responsável pelo caso, Alexandre Pereira.

 

 

 

O sindicato da categoria, Adufmat-Ssind, reclama que a reitora assuma seu papel político e intervenha no sentido de cobrar a execução da decisão judicial como determina o juiz, ou, no mínimo, denuncie a falta de autonomia financeira e política imposta a universidade.

 

 

 

Nós entendemos a colocação da reitora, mas não concordamos. Para nós, a execução depende dela, sim. Quando o juiz observa, na sua decisão, que a universidade tem protelado, agido de má fé, e interpela o reitor, aplicando multa institucional e pessoal ao reitor pelo descumprimento, ele está atribuindo a responsabilidade a administração da universidade. Então, nossa avaliação é de que a Reitoria tem um papel político importante nesse sentido. Além disso, a Constituição Federal versa sobre a autonomia da universidade pública”, afirma o presidente da Adufmat-Ssind, Reginaldo Araújo.

 

 

 

Além do ato, os docentes estão organizando uma série de atividades para cobrar o cumprimento desse direito, e não descartam a possibilidade de paralisação.

 

 

 

A Adufmat chegou a publicar, recentemente, uma carta (anexa) avaliando a gestão Cavalli Neder, e atribuindo ao período a recorrente tomada de importantes decisões de maneira não democrática, o que, para os docentes, se repete mais uma vez com o não cumprimento da decisão judicial.

 

 

 

 

 

Mais sobre o tema:

 

 

 

 

 

“Não depende de mim”, diz reitora da UFMT sobre o pagamento dos 28,86%

 

 

 

Docentes da UFMT aprovam ações políticas em defesa dos 28,86%

 

 

 

 

Adufmat emite carta aberta em defesa dos 28,86% e convoca ato para a próxima quinta-feira, 28

 

 

 

 

Juiz reafirma: UFMT tem de pagar os 28,86% a todos os docentes

 

 

 

 

Juiz determina pagamento dos 28% na folha de maio sob pena de multa institucional e pessoal

 

 

 

 

TRF quer manifestação da UFMT sobre incorporação dos 28%

 

 

 

Luana Soutos

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes