sexta-feira, 07/06/2024
InícioSaúdePrograma verifica qualidade de serviços de mamografia no Brasil

Programa verifica qualidade de serviços de mamografia no Brasil

Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM) do Ministério da Saúde está avaliando os serviços de mamografia em todo o País para garantir a qualidade sanitária dos exames. Mais de 3 mil relatórios de qualidade já foram analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e o processo continua até 2019. 

O exame avalia o tecido mamário e verifica nódulos ainda não visíveis, o que possibilita o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Anvisa aconselha que as mulheres verifiquem se o estabelecimento em que pretendem fazer a mamografia já foi inspecionado pela vigilância sanitária e possui alvará ou licença sanitária válida. Caso alguma irregularidade seja encontrada, a denúncia pode ser feita na vigilância sanitária do local ou por meio da Ouvidoria

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais leva mulheres à morte do Brasil: em 2014, 14.622 mulheres morreram. Apenas em 2016, foram registrados cerca de 58 mil novos casos da doença. A incidência em homens representa 1% dos casos.

Tratamento precoce

Para que o tratamento seja eficaz e o tumor não se espalhe para outros órgãos, é crucial que o câncer de mama seja identificado precocemente. Para isso, as mulheres devem fazer o autoexame sempre que possível, observando e tocando a mama para verificar alterações.

Já a mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos. Após a mamografia, se houver suspeita, mais exames devem ser feitos para o diagnóstico definitivo. 

Entre 2016, foram realizadas mais de 4 milhões de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o Governo do Brasil destina R$ 4 bilhões por ano para o tratamento do câncer de mama; e nos últimos sete anos, recursos para procedimentos como cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia e iodoterapia cresceram 87,5%.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Anvisa e do Ministério da Saúde

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dez + 18 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes