segunda-feira, 13/05/2024
InícioSaúdePROJETO DE AMPLIAÇÃO ASSISTENCIAL DO SAE CUIABÁ SERÁ AVALIADO HOJE NO CONSELHO...

PROJETO DE AMPLIAÇÃO ASSISTENCIAL DO SAE CUIABÁ SERÁ AVALIADO HOJE NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Situado na regional Leste desta capital, o Serviço de Assistência Especializada HIV/AIDS/IST e Hepatites Virais, de Cuiabá (SAE Cuiabá), compreende o nível Secundário de Atenção à Saúde, no entanto acolhe as demandas espontâneas e/ou referenciadas dos três níveis de atenção à Saúde (primária, secundária e terciária), bem como de outros municípios e mesmo outros estados brasileiros.

Possuidora de uma equipe multiprofissional composta por farmacêuticas, psicólogas, enfermeiros, médicos (infectologistas, ginecologistas, hepatologista e pediatra), cirurgião dentista e nutricionista, além da equipe de apoio: técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnica de saúde bucal, recepcionistas, motorista, vigilantes e serviços gerais, que prezam por ações consensuadas para um acolhimento humanizado, conforme a Política de Nacional Humanização do SUS (PNH), resultando na melhor assistência a essa população, na intenção de chegar ao fim da epidemia de Aids até 2030.

O SAE atende a população com IST/HIV/AIDS, que compreende: crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. O atual e único serviço com característica ambulatorial para prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento das pessoas com esses agravos, o SAE/Cuiabá, registra uma média de 45 usuários novos/mês com diagnóstico de HIV/AIDS (apenas a soma dessa doença). Neste ano de 2019, somam-se aproximadamente 4.500 usuários com HIV/AIDS que estão em seguimento no SAE.  Acolhe-se o mesmo montante de usuários de IST e, ainda, mais de 300 usuários/mês para testagem rápida para Hepatites B (HBV), C (HCV), Sífilis e HIV com aconselhamento pré e pós-teste, oriundos da rede pública e particular de Cuiabá, bem como dos municípios vizinhos.

Tem-se como proposta a ampliação assistencial do SAE /CUIABÁ – MT, com a criação de outra unidade localizada na Regional Norte, para prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento desses agravos. Além disso, a unidade realizará o apoio matricial na Rede de Atenção à Saúde (RAS), ou seja, um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica, possibilitando a realização da clínica ampliada, integração e diálogo entre a equipe multiprofissional e os serviços da RAS, buscando atender aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade, integralidade, equidade, acessibilidade e resolubilidade.

Portanto, este projeto propõe contemplar a Regional Norte com a implantação e operacionalização de um SAE, apresentando-o como uma nova referência para a região da “Grande CPA”, com um único e vital propósito, facilitar e otimizar o acesso dos usuários a prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento de IST/HIV/AIDS e hepatites virais, à medida em que o usuário não precisará se deslocar para outros centros de referência em busca de atendimento em especialidades médicas.

Para tanto, este projeto passará no Conselho Municipal de Saúde para apreciação e aprovação, hoje (06/08), às 14h, no auditório do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezessete − cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes